POR UMA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO BIOÉTICA EM POTTER
Resumo
Introdução: Em 1970 o pesquisador norte americano chamado Van Rensselaer Potter (1971) criava o termo
“Bioethics” (Bioética). Potter pensou em “ponte para o futuro, ciência da sobrevivência humana, bioética: a
moralidade da sobrevivência”, para o uso da palavra Bioética, ela cria condições para: Objetivo: Compreender
se é possível uma epistemologia da educação bioética, constituída a partir: a) bioética global b) bioética ponte e
c) bioética profunda relacionada às obras de Potter. Método: A pesquisa é qualitativa com revisão bibliográfica.
Sabe-se que o aspecto qualitativo de uma pesquisa orienta os passos da interpretação dos conceitos e das
relações que se estabelecem com o fenômeno humano. Nesse nível, a pesquisa qualitativa necessita
interpretação, isso significa que seus pesquisadores estudam as coisas visando interpretar os fenômenos em seus
significados profundos. Resultados: Trata-se de preocupações em proteger a vida planetária, das ações
irresponsáveis de seres humanos resultaram em destruição. Após a criação da palavra Bioética, sua divulgação
ocorreu em dois textos: - o primeiro artigo, cujo título era: “Bioethics, Science of survival” (1970) e o segundo da obra
principal intitulada “Bioethics: bridge to the future” (1971). Mas, o destaque ao neologismo Bioética, ocorre quando
mencionado “Man into superman: the promise and peril of the new genetic" revista Time, em 19 de abril de 1971.
Posteriormente, surge a obra Bioética Global (1988). Tratam-se de observações profundas a respeito das ações
humanas que deixam seus rastros de destruição da ecologia global. Nela reside a tentativa de construir um
equilíbrio entre o antropocentrismo e o bio-ecocentrismo. Conclusão: Que quando a vida tem por ordem do dia,
viver o individualismo, gera um sentimento de ausência de responsabilidade bioética. Por isso, uma epistemologia
educativa, reafirma o valor da vida e o respeito profundo aos modos distintos de ser.
Palavras-chave: Bioética; Van Rensselaer Potter; Educação.