POR UMA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO BIOÉTICA EM POTTER

Autores

  • Ana Laura Dal Cero Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Maria Cecilia Fonseca de Oliveira Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Anderson Luiz Tedesco Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Resumo

Introdução: Em 1970 o pesquisador norte americano chamado Van Rensselaer Potter (1971) criava o termo
“Bioethics” (Bioética). Potter pensou em “ponte para o futuro, ciência da sobrevivência humana, bioética: a
moralidade da sobrevivência”, para o uso da palavra Bioética, ela cria condições para: Objetivo: Compreender
se é possível uma epistemologia da educação bioética, constituída a partir: a) bioética global b) bioética ponte e
c) bioética profunda relacionada às obras de Potter. Método: A pesquisa é qualitativa com revisão bibliográfica.
Sabe-se que o aspecto qualitativo de uma pesquisa orienta os passos da interpretação dos conceitos e das
relações que se estabelecem com o fenômeno humano. Nesse nível, a pesquisa qualitativa necessita
interpretação, isso significa que seus pesquisadores estudam as coisas visando interpretar os fenômenos em seus
significados profundos. Resultados: Trata-se de preocupações em proteger a vida planetária, das ações
irresponsáveis de seres humanos resultaram em destruição. Após a criação da palavra Bioética, sua divulgação
ocorreu em dois textos: - o primeiro artigo, cujo título era: “Bioethics, Science of survival” (1970) e o segundo da obra
principal intitulada “Bioethics: bridge to the future” (1971). Mas, o destaque ao neologismo Bioética, ocorre quando
mencionado “Man into superman: the promise and peril of the new genetic" revista Time, em 19 de abril de 1971.
Posteriormente, surge a obra Bioética Global (1988). Tratam-se de observações profundas a respeito das ações
humanas que deixam seus rastros de destruição da ecologia global. Nela reside a tentativa de construir um
equilíbrio entre o antropocentrismo e o bio-ecocentrismo. Conclusão: Que quando a vida tem por ordem do dia,
viver o individualismo, gera um sentimento de ausência de responsabilidade bioética. Por isso, uma epistemologia
educativa, reafirma o valor da vida e o respeito profundo aos modos distintos de ser.

Palavras-chave: Bioética; Van Rensselaer Potter; Educação.

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Biografia do Autor

Ana Laura Dal Cero, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Discente do Curso de graduação em Psicologia, Unoesc, Joaçaba, SC

Maria Cecilia Fonseca de Oliveira Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Discente do Curso de graduação em Enfermagem, Unoesc, Joaçaba, SC

Anderson Luiz Tedesco, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Unoesc, Joaçaba, SC

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Dal Cero, A. L., Oliveira, M. C. F. de O., & Tedesco, A. L. (2023). POR UMA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO BIOÉTICA EM POTTER. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33902. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33902

Edição

Seção

Campus Joaçaba