AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO

Autores

  • Debora Carlotto Unoesc
  • Grasieli de Oliveira Ramos

Resumo

Introdução: A chegada do novo coronavírus causou alerta na população e levou à adoção de medidas de segurança, como o distanciamento social, que geraram consequências sociais e econômicas, refletindo na vida de crianças e adolescentes. Objetivo: Os objetivos deste trabalho são desenvolver estratégias de educação em saúde para crianças, promovendo atitudes positivas em relação aos alimentos, incentivando hábitos alimentares saudáveis, compreendendo a relação entre alimentação, atividade física e saúde, reconhecendo a importância da higiene bucal e estimulando o interesse das crianças por escolhas saudáveis. Método: Foi realizado um estudo com questionários respondidos pelos pais de crianças de escolas municipais. Mais de 500 crianças já participaram, com avaliações de dados sociodemográficos, consumo alimentar, atividade física, cuidados bucais, morbidades e infecção por Covid-19 na família. Nas escolas, foram realizadas avaliações antropométricas, exames bucais e atividades educativas relacionadas à saúde. Este estudo segue as regras da Resolução nº466/2012, 441/2011 do Conselho nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Portaria 2.201/11 do Ministério da Saúde para realização de pesquisas envolvendo seres humanos Resultados: As pesquisas feitas sobre a saúde bucal feitas de acordo com os critérios adotados pela OMS, relataram que 52,4% das crianças escovam os dentes 3 vezes ao dia, 95,6% apresentam higiene bucal satisfatória, 16,7% diminuíram a frequência de escovação durante a pandemia e 22,9% deixaram de ir ao dentista na pandemia. Conclusão: A saúde bucal nas escolas é fundamental para a promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças bucais. Os pais desempenham um papel crucial na promoção da saúde bucal nas escolas, incentivando bons hábitos de higiene oral em casa. A parceria entre escola e família é fundamental para garantir uma boa saúde bucal das crianças. É importante que haja programas educativos e acesso a serviços odontológicos nas instituições de ensino.

 

Palavras-chave: Saúde; Educação; Prevenção ; Covid-19; Família.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Carlotto, D., & Ramos, G. de O. (2023). AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL ESCOLAR NO CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33836. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33836

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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