RELATO DE CASO CLÍNICO - ADOLESCENTE DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DE PÂNICO E EPISÓDIOS DEPRESSIVOS
Resumo
Introdução: O presente relato trata-se de sessões realizadas no Serviço de Apoio Psicológico (SAPsi), localizado na
Unoesc Campus Videira, com uma adolescente do sexo feminino de dezessete anos de idade, a qual buscou
atendimento psicológico a partir do encaminhamento de sua psiquiatra, pois foi diagnosticada com Transtorno de
Pânico (F41.0) e Episódios Depressivos (F32.1). A paciente atendida apresentava como demanda pensamentos
suicidas, angústia, tristeza, ansiedade, sentimentos de inferioridade, autocobrança, não frequentava a escola e
evitava sair de casa. Objetivo: Contribuir para a prática da formação do aluno do curso de psicologia a partir do
contato do acadêmico com situações, contextos e instituições, permitindo que os conhecimentos e habilidades se
materializem em ações profissionais. Método: Iniciou-se o processo a partir da realização da entrevista de
anamnese para obter informações sobre a paciente, na sequência foi realizado o estabelecimento de vínculos,
seguido da explicação sobre o funcionamento das sessões e da abordagem terapêutica utilizada, sendo esta a
Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC). Após, foi realizada a conceituação cognitiva, com o objetivo de avaliar
as principais situações que geram sofrimento para a paciente conforme a demanda referida, podendo surgir novas
demandas no decorrer das sessões. As técnicas utilizadas foram Psicoeducação, Questionamento Socrático,
Parada de Pensamentos, Relaxamento Progressivo, Respiração Diafragmática, Registro de Pensamentos
Disfuncionais, Cartões de enfrentamento, Lista de Méritos Diária, Formulário para Exame de Evidências, Humor e
Tomada de Decisão, Exame do Efeito da Recenticidade, entre outras. Resultados: Após a aplicação dos métodos
e técnicas, notou-se a evolução da paciente, que voltou a frequentar a escola e a sair de casa, destaca-se a
inteligência emocional, autocontrole e desconstrução das crenças centrais da paciente. Conclusão: A paciente
ainda está em processo psicoterapêutico, no entanto, com sessões espaçadas a cada vinte e um dias. Conclui-se
que o estágio clínico é essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias neste campo profissional.