ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE MUTISMO SELETIVO

Autores

  • Islaine Silva da Luz Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Gabriela Bonassi Colett
  • Laura Lidani Cividin
  • Ariele Machado dos Santos
  • Débora Rodrigues
  • Fabiana Piccoli D'Agostini

Resumo

O transtorno do mutismo seletivo é pouco conhecido e afeta aproximadamente 1% da população, trazendo prejuízos educacionais e psicossociais para crianças de diversas idades. Contudo, o início do mutismo seletivo é habitualmente antes dos 5 anos de idade, percebido geralmente no espaço escolar. As características associadas ao transtorno podem incluir fatores como timidez excessiva, medo de constrangimento,  isolamento e retraimento sociais, traços compulsivos e até mesmo comportamento opositor leve. Por sua vez, seus fatores diagnósticos incluem o fracasso persistente para falar em situações sociais específicas nas quais existe a expectativa para tal, apesar de falar em outras situações, além de uma perturbação que interfira na realização educacional, profissional ou na comunicação social. Sendo assim, o mutismo seletivo pode resultar em prejuízo social, visto que as crianças podem ficar excessivamente ansiosas para se engajar em interações sociais.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Silva da Luz, I., Bonassi Colett, G., Lidani Cividin, L., Machado dos Santos, A., Rodrigues, D., & Piccoli D’Agostini, F. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE MUTISMO SELETIVO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33615. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33615

Edição

Seção

Campus Videira

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