CONFIGURAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO EXTREMO-OESTE DE SANTA CATARINA.
Resumo
Introdução: O tema Saúde Mental de professores é um assunto que abrange várias discussões. Com a realização
deste estudo, mapeamos as redes de atenção em saúde mental de professores da microrregião extremo-oeste de
Santa Catarina. Objetivo: Como ocorre a atenção em saúde mental, bem como, de que maneira se articulam
para atender à demanda desses profissionais. Método: Caracteriza-se como qualitativa, de cunho documental e
exploratória, onde a coleta de dados foi realizada através de grupos focais. Resultados: Em relação a busca de
documentos e dados, foi encontrada uma grande dificuldade tanto na comunicação com os municípios, quanto
na coleta de dados, pois houve uma resistência dos profissionais alegando não haver problemas relacionados à
saúde mental em suas localidades e ainda, muitos nos relataram que não sabiam do que se trata a problemática e
que isso não existia no cotidiano dos mesmos. As buscas por mais dados nos municípios continuaram através de
ligações telefônicas e e-mails, porventura, não houve nenhuma devolutiva. A coleta de dados para a presente
pesquisa se instaurou no ano de 2019 e 2020, ano este em que enfrentamos a COVID-19 e o isolamento social, por
conta disso, impossibilitou que a pesquisa a campo ocorresse de forma proveitosa, pois muitas instituições de ensino
privaram o contato, impossibilitando assim o contato direto com profissionais para que assim coletássemos alguns
dados. Conclusão: O descaso e a negligência de órgãos de políticas públicas como saúde e educação para
com estas(es) profissionais ficou evidente durante esta pesquisa. Falar sobre saúde mental é também falar sobre
prevenção, por isso, elucidamos a importância do diálogo, do estabelecimento de políticas públicas efetivas, de
valorização do trabalho, plano de carreira, incentivo à especialização, dentre outros.