RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM ESTUDANTE COM TDAH A PARTIR DA FILOSOFIA DA DIFERENÇA EM DELEUZE
Resumo
Introdução: A educação inclusiva trata-se de um movimento mundial impulsionado pelo direito de aprender e participar no mesmo ambiente educacional, sem discriminação, o entendimento de que igualdade e diferença são valores indissociáveis. Este relato de experiência se concentra em um estudante do ensino médio, diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O aluno estava em acompanhamento médico e psicológico recusava-se a participar do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e apresentava desafios significativos de comportamento, atenção e impulsividade em sala de aula. Escrevo a partir do olhar como professor de filosofia. Objetivo: Criar estratégias didático-pedagógicas para trabalhar com um aluno com TDAH na perspectiva da inclusão educacional. Método: O relato foi conduzido ao longo do 2º Semestre, como parte do Componente Curricular "Metodologias e Recursos Didáticos para a Educação Especial e Inclusiva". As informações foram coletadas por meio de observações em sala de aula, conversas com os pais do estudante, diálogo com outros professores e profissionais da área da Educação Especial. As estratégias adotadas foram registradas em diário de campo e diário de classe e examinadas à luz da Filosofia da Diferença em Deleuze (2006). Resultados: O estudante apresentava desafios significativos de comportamento, atenção e organização. Foram implementadas diversas estratégias, incluindo a promoção da compreensão e empatia, diálogo constante com os pais, colaboração com outros profissionais, adaptação do ambiente de aprendizado com base no Desenho Universal de Aprendizagem, tutoria individualizada quando possível, reforço positivo e comunicação não-violenta, além do estabelecimento de regras claras e consistentes. Essas estratégias resultaram em momentos de engajamento do estudante, principalmente durante contações de histórias, mas também exigiram paciência e persistência. Conclusão: Este estudo ressalta a importância da reflexão constante sobre as estratégias e práticas didático-pedagógicas, visando a inclusão efetiva de todos os estudantes. E o quanto as adequações específicas promoveram resultados positivos para o estudante.