CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DO OBSERVATÓRIO DA APRENDIZAGEM
Resumo
Introdução: O OBA é um programa de ensino, pesquisa e extensão do curso de Psicologia da Universidade do
Oeste de Santa Catarina (UNOESC) de Chapecó que busca realizar avaliações em crianças com dificuldades de
aprendizagem. Objetivo: Este trabalho apresenta o perfil das cinco primeiras crianças acompanhadas pelo
Observatório da Aprendizagem (OBA) com demandas de dificuldades na alfabetização. Método: Foram utilizados
conhecimentos da neuropsicologia para auxiliar na avaliação do perfil de cada criança, a partir de um protocolo
com instrumentos e técnicas: Entrevista de Anamnese; Técnica do desenho da família; Bateria de testes Wechsler
para avaliação de inteligência geral (WASI ou WISC-IV); Mini Exame do Estado Mental versão pediátrica Ouvrier
(MEEM); Teste de Nomeação Automática (TENA); Teste de Desempenho Escolar 2ª edição (TDE-II); Protocolo de
Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PHCL); Bateria de Compreensão da Leitura de Palavras e Frases
(CLPF). Resultados: Até o momento identificou-se predominância de crianças do sexo masculino (4 de 5 – 80%). A
faixa etária foi de 6 anos e sete meses a 8 anos e dez meses. Duas crianças cursando o 1º ano do Ensino
Fundamental, uma o 2º e duas o 3º. Apenas uma criança apresentou resultado adequado para a idade no MEEM
(28 pontos) e as demais variaram entre 9 e 15 pontos. Três crianças zeraram em subtestes de leitura e escrita
enquanto outras duas tiveram desempenho muito abaixo do esperado. Duas não reconheceram letras do
alfabeto. Identificaram-se prejuízos nas funções executivas de quatro das cinco crianças. Conclusão: A partir da
análise preliminar conclui-se que, mesmo nos casos em que a falta de estímulos parece ser fator prioritário no atraso
na aprendizagem, é importante avaliar os processos cognitivos a partir de instrumentos validados e normatizados,
que tornam o processo, seguro, fundamentado e preciso para a realização dos encaminhamentos.