AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA
Resumo
O trabalho trata do desenvolvimento psicomotor infantil, sendo o objetivo proporcionar conhecimento sobre situações ligadas aos processos de desenvolvimento infantil, utilizando como método de pesquisa a aplicação da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). A pesquisa é de teor qualitativo e comparativo, pois a EDM foi aplicada em duas crianças, um menino de 3 anos e 4 meses que aparentava encontrar-se dentro dos padrões de desenvolvimento da idade, e uma menina de 4 anos e 4 meses, que apresentava indícios de atraso no desenvolvimento motor. Buscou-se, por meio da EDM, identificar a idade motora com base na realização das atividades referentes à motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. A aplicação ocorreu na escola frequentada pelas duas crianças, pois assim, estariam em um ambiente natural. Apesar da singularidade de cada criança, existe um padrão de desenvolvimento esperado para cada faixa etária. Nesse sentido, a idade motora pode ser diferente da idade cronológica, variando para mais ou para menos. Os fatores que influenciam estas variantes estão relacionados aos estímulos recebidos ou não pela criança, o meio em que vivem e as particularidades da biologia de cada indivíduo. Concluiu-se que a criança com maior idade cronológica mostrou menor idade motora do que a criança mais nova. Notou-se também a importância do feedback para a família e a escola sobre os resultados, bem como sugestões de atividades motoras simples para instrumentalizá-los quanto à estimulação do desenvolvimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Reska, A. L., Sberse, T., & Garghetti, F. C. (2018). AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17616
Edição
Seção
Chapecó - Ensino