PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O OLHAR ACADÊMICO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Resumo
Introdução: Relatório de Pesquisa e investigação do Projeto Político Pedagógico (PPP) e
da Organização e dinâmica da escola de educação básica Presidente Artur da Costa e Silva
localizada no centro do Município de Xanxerê e das revisões da BNCC, apresentadas ao
Curso de Licenciatura em Artes da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc
Xanxerê.justificativa. Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos a compreensão de um
documento norteador na gestão da escola e as competencias delegadas a cada um.
Método: Através de estudos mediados pela docente em sala de aula, partimos para a
prática que se extendeu ate a unidade escolar. Ao entrarmos em contato com o documento
pudemos reconhecer a importancia do mesmo como ferramenta potecializadora da
educação. A Analise do documento aconteceu em grupo, onde cada componente pode
expresar a sua opinião embasada em estudos sobre o papel de cada membro escolar em
suas inumeras competencias. Ao final da pesquisa investigativa os resultados foram
debatidos e analisados em sala. Resultados: Percebe-se a falta de engajamento de toda
comunidade escolar na elaboração do PPP, o mesmo precisa ser reformulado novamente,
pois é um documento que a todo momento pode ser modificado para o seu crescimento. Em
função disso, propomos uma nova forma de planejar e agir, cuja força reside na
participação de todos os profissionais da educação, politicamente agindo em função de
necessidades, interesses e objetivos comuns. Conclusão: Chegamos à conclusão sobre a
real importância do PPP dentro da escola. Conseguimos identificar as dificuldades
encontradas na realização e planejamento do mesmo, e compreender as competencias de
cada mebro escolar. O presente estudo possibilitou reflexões acerca do cotidiano escolar,
caracteristicas do público que é atendido, além das inumeras parcerias