AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COM UMA MIRADA NA ARTE
Resumo
Introdução: Estudo sobre o PPP da Escola de Educação Básica São Caetano, Linha
Cambuinzal, interior do Município de Xanxerê, SC. A investigação foi a partir do estudo do
documento que identificou os eixos norteadores do ambiente pedagógico, político e
administrativo. justificativa. Objetivo: Proporcionar ao acadêmico o conhecimento sobre as
implicações de um documento norteador da gestão de uma Escola. Método: A partir da
apresentação inicial da professor se tomou conhecimento da importância da existência de
um PPP para uma Escola bem como as referidas atualizações exigidas pela BNCC.
Posteriormente os acadêmicos em grupos dirigiram-se as escolas para retirar um exemplar
do PPP para realizer a analise. Em sala realizaram a análise dos dados do documento
tendo como eixo norteador um instrumento guia que pontuava a disciplina de Arte como
propósito investigativo. Os materiais utilisados foram os PPPs, a BNCC e o roteiro guia. Os
resultados foram socializados para percepção das diferentes realidades. Resultados:
Percebeu-se que o instrumento utilisado não foi adequado a legislação vigente e atribuiu-se
isto aos tempos por nós vividos. Conclusão: Do que foi analisado identificou-se o
comprometimento do documento com a realidade da escola que é a de se fazer presente na
comunidade e de esta auxiliar no desenvolvimento das atividades escolares. Característica
presente em escolas que se localizam no interior dos municípios.
Palavras-chave: Arte; Investigação; Prática Pedagógica; PPP e BNCC.