AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE

Autores

  • Gilberto Oliveira Rodrigues Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste
  • Gabriel Afonso Costacurta Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste
  • Angela Maria Bavaresco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste
  • Paulo Ricardo Bavaresco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Resumo

A proposta do artigo pretende trazer problemáticas referentes aos desafios da escolha profissional por adolescentes, propondo um enfoque teórico que intente dar conta das demasiadas relações entre indivíduo e sociedade. A escolha profissional possui um significado demasiado importante na vida do sujeito, apresenta uma série de angústias e dúvidas em função da complexidade que envolve a escolha, que muitas vezes é encarada como determinante e imutável. Torna-se necessário o processo de orientar a quem é de interesse, de forma a elucidar sobre os possíveis caminhos da escolha. O presente trabalho tem como objetivo trazer à tona possíveis aspectos envolvidos na escolha profissional a partir de um relato de experiência. O relato é descrito com base em dois momentos, ano de 2016 e 2017, no que diz respeito à orientação profissional de adolescentes de escolas públicas do extremo-oeste do estado de Santa Catarina. Foi observado na experiência de Orientação Profissional, a necessidade de trabalhar junto aos adolescentes, suas angústias, expectativas, desejos e influências recorrentes, de modo a potencializar seus repertórios frente ao ato de escolher uma profissão. Ainda, a importância do autoconhecimento de maneira a auxiliá-los na adaptação dos ciclos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Oliveira Rodrigues, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Graduando do Curso de Psicologia, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, SC

Gabriel Afonso Costacurta, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Graduando do Curso de Psicologia, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, SC

Angela Maria Bavaresco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste. Mestre em Ciencias da Saude Humana.

Paulo Ricardo Bavaresco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste. Doutor em Ciencias Sociais.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Rodrigues, G. O., Costacurta, G. A., Bavaresco, A. M., & Bavaresco, P. R. (2018). AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18654

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>