GESTÃO DOS CENTROS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM FRENTE À PANDEMIA COVID-19: QUAIS OS IMPACTOS?

Autores

  • Carina Gandolfi Unoesc
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Introdução: Em meados de janeiro de 2020 uma pandemia causada por uma nova cepa de coronavirus (SARS-CoV-2) afetou de forma muito efetiva a população mundial, refletindo nos setores da economia, assistência à saúde, saúde dos trabalhadores, além da saúde mental. Foi e ainda se constitui um desafio para a sociedade e para os órgãos de pesquisa, que requerem respostas rápidas e efetivas para seu enfrentamento. As instituições de saúde que oferecem serviços de diagnóstico por imagem, além dos hospitais, precisaram encontrar soluções inovadoras para atender às necessidades da pandemia, e ao mesmo tempo, atender às outras necessidades da população. Objetivo: Descrever a experiência pelas gerências de clínicas de serviços por imagem durante a pandemia de COVID-19. Também busca avaliar a percepção dos profissionais das técnicas radiológicas frente aos desafios vivenciados durante o período da pandemia, em relação à execução dos exames em pacientes portadores ou pós aquisição da covid-19. Método: Será feito um levantamento sobre os exames de imagem realizados no período de pandemia (2019 a 2021), por meio da coleta de dados em clínicas privadas e setores públicos que realizam esses exames, em uma cidade da região Oeste de Santa Catarina. Também será aplicado um questionário com os profissionais da saúde referente à temática deste estudo. Resultados: Este estudo contribuirá para as análises referentes à gestão na área da saúde, especialmente relacionadas aos serviços de imagem, no planejamento e organização de seus serviços em tempos de pandemia ou situações de alerta em saúde. Além disso, favorecerá as bases científicas desse assunto, até então, pouco explorado. Conclusão: Além de ser uma ferramenta auxiliar para o diagnóstico do COVID-19, os exames de imagem também auxiliam para a definição do tratamento adequado para o paciente já diagnosticados. O exame de imagem do tórax, além de favorecer a avaliação clínica e laboratorial, pode ser utilizado para “decidir entre a internação em enfermaria comum ou na unidade de terapia intensiva (UTI) bem como, nos casos em que ocorreu a hospitalização do paciente, o exame de imagem, pode auxiliar na definição da alta.

Palavras-chave: Exames de imagem; Gestão em saúde; Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Gandolfi, Unoesc

Acadêmica do Curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos Curso de Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física da Unoesc Campus de Xanxerê nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Gandolfi, C., & Battiston, F. G. (2022). GESTÃO DOS CENTROS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM FRENTE À PANDEMIA COVID-19: QUAIS OS IMPACTOS? . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31939. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31939

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>