CÂNCER DE PRÓSTATA E O TRATAMENTO RADIOTERÁPICO

Autores

  • Talita Lemos Moreira Unoesc
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é considerado um dos principais tumores que afetam a população masculina. Ele está relacionado com a progressão lenta ao longo dos anos, de tal sorte que muitos convivem com a patologia muito antes da sintomatologia. Os tumores são classificados em leves ou avançados, graduados de 1 a 5 e por isso a vigilância ativa é fundamental. Objetivo: Neste sentido, o objetivo do presente artigo foi trazer uma revisão de artigos e literaturas relacionados ao tratamento de câncer na radioterapia, bem como relatar uma experiência no setor de radioterapia de um hospital referência na oncologia do Oeste Catarinense. Método: Foram abordados artigos relacionados ao tumor de próstata e suas possibilidades de tratamento para o embasamento teórico e acompanhado a rotina do setor de radioterapia de um Hospital do Oeste Catarinense, no tratamento de pacientes com câncer de próstata. Resultados: Como a doença não possui medidas preventivas específicas, a efetividade do tratamento depende do diagnóstico precoce, por meio de rastreamento tanto laboratorial (dosagem do antígeno prostático específico – PSA), exame físico (toque retal) e também os exames de imagem. Uma vez detectadas as alterações, os procedimentos para tratamento incluem inicialmente a observância do tipo e tamanho do tumor e do perfil do paciente. Em casos de tumores de graus avançados, as terapias podem ser cirúrgicas e /ou radioterapia. No caso da radioterapia, quando associado à terapia hormonal diminui o efeito da incontinência urinária e impotência sexual. No entanto, essa escolha deve ser orientada por um profissional habilitado, que indicará o tratamento adequado para cada caso. O setor de radioterapia exige a participação de uma equipe multiprofissional que trabalha de forma integrada e ativa, ou seja, cada profissional conhece a sua função e as responsabilidades dos colegas, participando de todo percurso do tratamento do paciente. Conclusão: A radioterapia é uma forte aliada no tratamento do câncer de próstata, onde o paciente pode ter realizado previamente cirurgia ou diretamente o tratamento com radiação ionizante. No acompanhamento da equipe interprofissional que atua na radioterapia percebe-se o preparo técnico científico de todos os funcionários do setor, ou seja, médicos, físicos e profissionais das técnicas radiológicas com conhecimento sólido para o sucesso dos resultados esperados no tratamento do paciente, almejando a cura ou a melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave: Câncer de Próstata.  Exames por imagens. Radioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Lemos Moreira, Unoesc

Acadêmica egressa do curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos Curso de Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física da Unoesc Campus de Xanxerê nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Lemos Moreira, T., & Battiston, F. G. (2022). CÂNCER DE PRÓSTATA E O TRATAMENTO RADIOTERÁPICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31749. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31749

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>