AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: TEORIAS E PRÁTICAS INOVADORAS, LÚDICAS E COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE.

Autores

  • Natacha de Fatima Nava Pontes Unoesc Videira
  • Sueli Trindade

Resumo

Introdução: A inserção das tecnologias na educação por meio de teorias e práticas
pedagógicas inovadoras, lúdicas e colaborativas na formação docente, possibilita
a percepção e a compreensão da importância da utilização dos recursos
tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a formação
docente dos profissionais da educação necessita de novas perspectivas para o
alinhamento da teoria com a pratica para superar os desafios no contexto
educacional e promover o ensino e aprendizagem baseados nas competências e
habilidades propostas no percurso do desenvolvimento das aprendizagens.
Objetivo: Sendo assim, este estudo, teve como objetivo investigatas teorias e práticas
inovadoras, lúdicas e colaborativas na formação docente com vistas ára a inserção
das tecnologias na educação e as contribuições nos processos de ensino e
aprendizagem com ênfase nas questões transversais sobre o meio ambiente,
produções artísticas e na qualidade de vida. Método: A pesquisa
escolhida foi qualitativa com abordagem participante, a coleta de dados com
questionário com docentes e a metodologia ativa com alunos do 5º ano do Ensino
Fundamental visando a inserção das tecnologias nos processos de ensino e
aprendizagem e na formação docente. A pesquisa qualitativa é um estudo que se
centraliza na forma como as pessoas interpretam e dão sentido às suas experiências
e ao mundo em que elas vivem. Resultados: Evidenciamos nos resultados desta
pesquisa a existencia do distanciamento das tecnologias na sala de aula devido a
fatores elencados nas respostas dos participantes, como a ausência do espaço fisico
e materiais para o acesso as tecnologias: celular, tablet, internet na escola, por outro
lado, destacam a importância da inserção das tecnologias no processo de
aprendizagem para inovar e superar as dificuldades de alfabetização e letramento.
Já com os alunos a ferramenta Kahoot evidenciou a interação nos objetos de
conhecimento, desenvolvimento de habilidades cognitivas, integração e inovação
na prática pedagógica e inclusão nos processos de ensino e aprendizagem. Sendo
assim, adentrar no mundo das tecnologias exigem um perfil de professor inovador,
criativo e orientador e, um aluno sujeito e protagonista no percurso do conhecimento construído com vistas para as teorias e práticas inovadoras, lúdicas e colaborativas.
Conclusão: Concluimos que as tecnologias na educação possibilitam inúmeros
benefícios, quando inserida no processo de aprendizagem, proporciona novas
práticas pedagógicas que possibilitam a ressignificação dos saberes. Portanto, no
contexto educacional, aluno e professor são aprendentes no percurso do ensino e
aprendizagem por meio da inserção das tecnologias nas teorias e práticas
inovadoras, lúdicas e colaborativas na construção do conhecimento cientifico. E
diante dos desafios tecnológicos no contexto educacional repensar o fazer
pedagógico, de modo que atendam às necessidades educacionais e as demandas
trazidas pelos alunos para o contexto escolar. Logo, esta tarefa requer uma ação
política na formação docente consistente, emergindo em mudanças no cenário
educacional e em reflexões teóricas e práticas que possibilitem avanços no
conhecimento tanto do professor quanto do aluno.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Pontes, N. de F. N., & Trindade, S. (2022). AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: TEORIAS E PRÁTICAS INOVADORAS, LÚDICAS E COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31536. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31536

Edição

Seção

Videira - Extensão