ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO E INSERÇÃO SOCIAL DE IMIGRANTES NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA UNOESC VIDEIRA
Resumo
No contexto atual da sociedade as ondas migratórias fazem parte da história da humanidade, provocadas por questões geológicas, ambientais, políticas e/ou beligerantes. Migrar para um território em busca de direitos humanos básicos não se torna fácil, a possibilidade de permanecer por um longo prazo, acaba transformando as expectativas e esperanças em trabalhar, se fixar, estudar e estabilizar sua condição profissional e financeira. Os imigrantes vivenciam mudanças significativas em contato com outro contexto sociocultural, dialogar em uma nova língua torna-se uma necessidade indispensável, já que isso potencializa a integração e viabiliza o aperfeiçoamento das competências interpessoal, comunicativa e linguística. O objetivo deste estudo foi promover a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho por meio do ensino de português como língua de acolhimento e inserção social.A metodologia aplicada foi quanti- qualitativa com abordagem participante. Sendo assim, qualitativa no aspecto da análise de dados coletados no diário de bordo visando a interpretação. E quatitativa com questionários de acordo com o contexto do ambiente do locus pesquisado, coleta de informações, estruturados e padronizados, com questões abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada no CEJA- Centro de Educação Jovens e Adultos. Os dados obtidos demonstraram dentre o público-alvo atingido ocorre a predominância do gênero masculino onde 66,7% é masculino e 33,3% feminino, sendo que 56,6% possuem o ensino médio completo, 22,2% superior completo e 22,2% ensino fundamental II completo e dos entrevistados 100% possuem o interresse em realizar ensino superior. O que nos chama a atenção é que desses participantes 66,6% compreendem bem o português quando falado pausadamente, 55,6% quando falado pausadamente falam bem o português, 88,9% leem bem o português e 77,8 escreve bem o português. Concluimos que os participantes da pesquisa procuram a inserção no pais em que estão estabelecidos, por meio do seu trabalho e estudos, tem o desejo de realizar cursos de qualificação e superior, e enfatizam que a escolaridade contribui na vida profissional e pessoal dos imigrantes. Além disso, grande parte possui família em seu pais de origem e tem o desejo de trazê-los para o Brasil em busca de qualidade de vida. Nesse contexto a solução para aumentar os índices de escolaridade e acolhimento dos imigrantes esta no incentivo a qualificação profissional, mas também na mediação para ajudá-los a encontrar os meios de conseguir de qualificação, quanto maior a assecibilidade de informação, maioro índice de imigrantes estudando. Portanto, a relevância desta pesquisa esta no ensino da lingua portuguesa como acolhimento e inserção social dos imigrantes, visando novas oportunidades de acesso a formação, profissional e pessoal.