ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA II: ESTUDO DE CASO SOBRE ANSIEDADE E CONFLITOS FAMILIARES

Autores

  • Suliane de Lima UNOESC
  • katia toazza

Resumo

Introdução: O presente estudo descreve sobre  o caso de uma paciente atendida no Serviço de Apoio Psicológico - SAPsi, durante o estágio clínico, com carga horária de 120h, realizado de fevereiro a julho de 2022. A abordagem utilizada foi  a TCC- Teoria Cognitivo-Comportamental. A TCC apresenta seus estudos voltados para a análise dos fatores cognitivos que estão associados às alterações das manifestações psíquicas e na manutenção dos sintomas. À medida que surgem novas perspectivas empíricas de pesquisas voltadas ao comportamento, surgem novos estudos para o desenvolvimento do manejo clínico por meio de técnicas especialmente voltada no tratamento de fobias, obsessões, disfunções sexuais, entre outros, a Terapia Cognitiva Comportamental destaca-se pelos fatores teóricos e práticos acerca da cognição, das emoções e do comportamento (BAHLS; NAVOLAR, 2014).   Trata-se de estudo de caso clínico de uma paciente adolescente que apresentou como demanda ansiedade, dificuldades de relacionamento interpessoal e conflitos familiar.  Objetivo: Contribuir para a prática da formação do aluno do curso de psicologia, por meio do contato do acadêmico com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos e habilidades se materializem em ações profissionais. Método: O processo terapêutico  foi iniciado com a avaliação diagnóstica da paciente a partir da anamnese, sendo este um recurso importante para o levantamento detalhado da história da paciente, bem como a compreensão do motivo de iniciar um tratamento. Após o estabelecimento de vínculo, realizou-se a conceituação cognitiva com o objetivo de compreender sobre aos pensamentos, sentimentos e comportamento  da paciente. Foram utilizadas técnicas como o baralho cognitivo objetivando compreender sobre sentimentos e emoções; técnicas de autofeedbacks: possibilitando a paciente a percepção não apenas de seus defeitos, mas também de suas qualidades. Diário dos Pensamento Automáticos para compreensão dos pensamentos automáticos disfuncionais e funcionais, assertivos. Técnica do espelho para autoestima. Ainda foi utilizado o teste HTP, de personalidade- Casa; Árvore; Pessoa. Resultados: Após os métodos e técnicas utilizadas no processo terapêutico, foi possível identificar a evolução a respeito das queixas trazidas pela paciente. Entre as  demandas as quais a paciente melhorou significativamente, destaca-se a socialização, a estabilidade da ansiedade e em relação aos conflitos familiares, estes   estão sendo trabalhada em sessão. Conclusão: Realizar o estágio proporcionou unir a teoria com a prática, sendo o estágio clínico uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o campo da área clínica.     

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

de Lima, S., & toazza, katia. (2022). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA II: ESTUDO DE CASO SOBRE ANSIEDADE E CONFLITOS FAMILIARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31446. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31446

Edição

Seção

Videira - Ensino

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