ESTRATÉGIAS DE DIGITALIZAÇÃO E USO DE TECNOLOGIAS PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE NO PÓS-COVID-19 EM MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FAMILIARES
Resumo
Introdução: Adaptar as estratégias com inovação e digitalização ao modelo de negócios durante a crise de covid-19 foi modo de sobrevivência das empresas familiares e não familiares. Objetivo: verificar as estratégias e desenvolvimento da digitalização e uso das tecnologias adotadas por micro, pequenas e médias empresas familiares para enfrentamento da crise no pós-covid-19. Método: . A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa. O levantamento de dados consistiu em aplicação de questionários estruturados e aplicados pela plataforma SurveyMonkey no período de fevereiro a junho de 2022. A amostra final teve 82 respondentes de empresas familiares. Os participantes da pesquisa responderam a um questionário elaborado pela FAEDYPME (http://faedpyme.upct.es/) que objetiva analisar estrategicamente às MPMEs e seu desenvolvimento, por meio do Observatório Ibero-Americano. Para este estudo foram construídas duas hipóteses com as dimensões Estratégia de Digitalização, Uso de Tecnologias e Desenvolvimento da Digitalização. Resultados: Nos principais resultados percebe-se a relação positiva da estratégia de digitalização no uso das tecnologias, como, constatou-se que, redes sociais para fins comerciais, localização e internet das coisas, banco digital, site próprio da WEB, teletrabalho (home office). Na relação entre estratégia de digitalização e barreiras e obstáculos para o desenvolvimento da digitalização, constatou-se conexão insuficiente de banda larga, altos custos de investimento, falta de pessoal qualificado que é difícil de encontrar e manter, e falta de cultura empresarial para impulsionar (estimular) a transformação digital. Conclusão: A transformação digital, nesta amostra, surge como um fator-chave que ao ser incorporado à estratégia da organização, permite melhorar o desempenho da empresa familiar. Cada vez mais gestores estão cientes da necessidade de favorecer e estimular um ambiente de digitalização que tenha impacto na melhoria da competitividade da empresa familiar. Os respondentes percebem na digitalização uma forma de adaptar e modernizar o seu negócio, contudo, apontam barreiras como conexão de banda larga, segurança digital e falta de cultura empresarial como principais fatores de desenvolvimento da digitalização.