REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SYBILA AURÉLIA FORNAZZARI EM TANGARÁ – SC

Autores

  • Cristiane Piccinin
  • Larissa Woitke UNOESC

Resumo

Introdução: A Escola Sybila Aurélia Fornazzari, situada no município de Tangará, no estado de Santa Catarina, Brasil, encontra-se, nos dias de hoje, inutilizada por estar em desconformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e com a Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020. Assim, busca-se evidenciar a viabilidade da execução de um anteprojeto, adequando as pendências observadas para a reutilização desta edficação. Objetivo: Essa investigação procura explicitar a exiquibilidade da revitalização do prédio, pontuando as consequências que este ato terá para a população regional, averiguando também a melhor forma de realizar um layout otimizado, empregando materiais com maior custo-benefício para o seu uso. Método: A pesquisa aplicada possui caráter exploratório de enfoque qualitativo, fazendo emprego da pesquisa bibliográfica para embasar a execução do objeto analisado, além de definir diretrizes para este fim. Também se levantam estudos de caso onde construções com particularidades semelhantes são mostradas a fim de amparar a percepção da composição necessária a ser aplicada, bem como os fluxos e o uso do imóvel visualizados na prática. Resultados: As informações colhidas no trabalho fundamentam os meios para definir uma resolução para o problema elencado, possibilitando a aplicação da revitalização, de forma a otimizar as circulações, dimensionar de forma coerente os espaços, entender a necessidade tanto da população, quanto dos funcionários que atuam no ensino profissionalizante, não esquecendo de ajustar a construção às leis e normas vigentes no município, que são fundamentais para a reabertura do prédio. Com essa bagagem de informações e após a análise das qualidades e carências do público-alvo e o diagnóstico da edificação, contendo a listagem de problemas a serem corrigidos, realizou-se o programa de necessidades, o pré-dimensionamento, organograma e fluxograma, juntando-se as peças para a confecção do planejamento da revitalização da obra, sem correr o risco de deixar alguma área em discrepância. Conclusão: A efetivação do projeto permitirá a criação de espaços adequados para o estudo, melhor desempenho dos alunos que usarão a escola, assim como uma estrutura adequada para os professores lecionarem os conteúdos aos quais foram contratados, e servirá como um ponto de exposição, socialização e cultura para todos os habitantes da cidade de Tangará – SC e região.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Piccinin, C., & Woitke, L. (2022). REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SYBILA AURÉLIA FORNAZZARI EM TANGARÁ – SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31281. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31281

Edição

Seção

Videira - Ensino

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