REVITALIZAÇÃO EM PRAÇA: PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO PARA A PRAÇA CENTRAL NO MUNICIPIO DE IBIAM – SC
Resumo
As praças públicas receberam destaque após a Proclamação da República, a partir deste momento, a burguesia começou a frequentar esses locais. Atualmente, as praças são pontos de encontro e socialização para população, principalmente em cidade de menor porte, devido a pouca variedade de atividades disponíveis. Após a Pandemia de COVID-19, os ambientes com a presença de vegetação arbórea passaram a ser mais valorizados, esses locais melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Sendo assim, o presente estudo busca evidenciar os resultados obtidos por meio de pesquisa teórica de viabilidade para execução de um anteprojeto de Revitalização da Praça Municipal, situado na área central do município de Ibiam, Santa Catarina, Brasil.
Esse projeto é de grande valia para a cidade, o local é um marco para o município, e utilizado por toda a população, além de servir de palco para diversas atividades. O ambiente fica no centro da cidade, é frequentado por todas as faixas-etárias, principalmente aos finais de semana, quando as famílias levam as crianças brincar no parque infantil. A pesquisa aplicada possui caráter exploratório de enfoque qualitativo, e utiliza o referencial teórico como base para definir rotas e alcançar os objetivos propostos.
Com as análises in loco, pode-se observar que o local necessita de melhorias, principalmente devido à falta de manutenção, sendo necessário melhorar a iluminação, alguns ambientes são escuros e geram sensações de medo, por isso, as pessoas evitam esses locais. A falta de acessibilidade é outro ponto importante, pois o local não possui rampas, os passeios são estreitos, e as calçadas tem desníveis e degraus. Também é necessário a construção de banheiros públicos e pontos de água, afinal, o ambiente não disponibiliza sanitário ou ponto de água para utilização da comunidade.
Por meio do referencial teórico foi possível, agregar conhecimento sobre a importância das praças públicas na vida da população, e como melhoram a qualidade de vida e bem-estar de seus frequentadores, além disso, foi possível discutir sobre a importância da revitalização da área, já que o local é considerado um marco para o município. Com a efetivação do projeto, o ambiente oferecerá espaços acessíveis para recreação, convívio social e atividades culturais, fortalecendo os laços comunitários. Além disso, contribuirá para a saúde física e mental, promovendo bem-estar e contato com a natureza.