CENTRO DE TREINAMENTO DE JUDÔ CAMILO MOISÉS PENSO: UM NOVO OLHAR SOBRE A ARTE MARCIAL NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA - SC

Autores

  • Schaiane Anciliero Perego
  • Jeferson Eduardo Suckow Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho aborda uma pesquisa teórica a respeito do desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico de um centro de treinamento de judô para o município de Videira - SC. Tem como objetivo proporcionar um espaço adequado para os treinos dos judocas, uma vez que estes são responsáveis por trazer diversos títulos à cidade.  A metodologia consiste em uma abordagem exploratória, com caráter qualitativo, visando a familiarização acerca do tema, a fim de coletar todas as informações necessárias para posterior elaboração do anteprojeto do centro de treinamento de judô.  A elaboração do trabalho compreendeu a escolha de um terreno localizado nas Ruas Jaçanã e Sabiá, cuja proposta arquitetônica foi desenvolvida através da concepção do estudo de manchas, em conjunto com o organograma, fluxograma e programa de necessidades. Em seguida, adotou-se um conceito, o qual se fundamenta na arquitetura japonesa, e logo após o partido arquitetônico, embasado no uso de materiais que remetem ao estilo proposto. Nesta primeira etapa da pesquisa, foi possível concluir que o espaço destinado aos judocas não atende à demanda dos treinos, justificando desta forma a inserção da proposta arquitetônica de um Centro de Treinamento de Judô.

 

Palavras-chave: Arquitetura; Judô; Centro De Treinamento; Arte Marcial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Perego, S. A., & Suckow, J. E. (2022). CENTRO DE TREINAMENTO DE JUDÔ CAMILO MOISÉS PENSO: UM NOVO OLHAR SOBRE A ARTE MARCIAL NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA - SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31250. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31250

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>