FUTSAL, APENAS FUTSAL? RELATO DA VIVÊNCIA NO PROJETO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA ESCOLAR

Autores

  • Laércio Rodrigo Lermen
  • Luiz Henrique Reichert Feistauer
  • Roberta Limberger
  • Dainara Schabarum
  • Paulo Henrique Karlinski
  • Sandra Fachineto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A modalidade esportiva futsal gera vários benefícios ao atleta ou praticante no quesito saúde, condicionamento físico e ao âmbito esportivo, agregando valores éticos, culturais e disciplinares. A questão é: o futsal é apenas futsal?. O projeto de iniciação desportiva escolar (PIDE) mostra outra maneira de representar e ensinar o futsal, ou seja, outros caminhos além do competir e “ganhar”. Objetivo: Relatar as experiências de uma proposta esportiva voltada à modalidade de futsal em São Miguel do Oeste, Guaraciaba e São João do Oeste, Santa Catarina visando desenvolver atividades com abordagens e métodos adequados ao desenvolvimento de cada faixa etária e que possam melhorar os aspectos físicos, técnicos, táticos e sociais.   Método: O projeto atende 100 alunos de 10 a 16 anos de idade, de ambos os sexos e com diferentes tipos de personalidades físicas, cognitivas e culturais, cabendo aos monitores esportivos (acadêmicos do Curso de Educação Física) juntamente com os professores supervisores proporcionarem as melhores metodologias possíveis para o ambiente de trabalho. As metodologias globais e parciais são as mais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Os treinamentos variam conforme a compreensão e exigência, podendo alternar com treinos físicos e táticos e evoluindo para o jogo coletivo. Inicialmente os alunos aquecem de forma lúdica.  Na parte principal, trabalham-se os fundamentos da modalidade como passe, chute, recepção e também aspectos cognitivos e sociais finalizando a sessão com alongamentos ou relaxamento muscular. Também se realiza o jogo treino de forma a observar com maior precisão os aspectos a serem melhorados.  Resultados: Os resultados obtidos indicam uma evolução dos alunos nos aspectos físicos e motores. Para além da competição, está se trabalhando o contexto social através da interação entre aluno e aluno e também do aluno e monitor esportivo (acadêmico). O futsal está sendo um meio positivo para inserção de desafios que auxiliam os alunos no desenvolvimento cognitivo com ênfase para tarefas que exigem o trabalho coletivo e, com isso, promovendo a socialização. Conclusão: Conclui-se que a modalidade de futsal contribui positivamente no desenvolvimento do aluno participante. Ainda, quanto ao monitor esportivo, possibilita assumir um papel de grande responsabilidade ao propor estratégias e soluções para as mais diversas situações em quadra, porque, afinal, futsal vai além da sua simples prática.

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Biografia do Autor

Sandra Fachineto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora do curso de Educação Física e de Fisioterapia da Unoesc, campus de São Miguel do Oeste

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Rodrigo Lermen, L., Henrique Reichert Feistauer, L., Limberger, R., Schabarum, D., Henrique Karlinski, P., & Fachineto, S. (2022). FUTSAL, APENAS FUTSAL? RELATO DA VIVÊNCIA NO PROJETO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA ESCOLAR . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31020. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31020

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

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