LIDERANÇA, AFETOS E INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Resumo
Introdução: A liderança pró-social, afetos e intenção de rotatividade são temas relevantes para as organizações, e a percepção dos profissionais que atuam em organizações sobre esses fatores é fundamental para a manutenção do bem-estar no ambiente laboral. Nas instituições de ensino superior, os estudantes no período noturno de graduação são também profissionais de empresas dos mais diversos setores da economia durante o dia. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo descrever a percepção de liderança pró-social, afetos e intenção de rotatividade na ótica de estudantes de Graduação de Chapecó, Santa Catarina. Método: A abordagem de pesquisa foi quantitativa com uso do método survey. O instrumento de pesquisa foi composto por três questionários, além do levantamento de dados demográficos. Os questionários utilizaram escala Likert de 5 pontos para as respostas. No total, 323 pessoas responderam ao instrumento de coleta de dados no segundo semestre de 2021. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Resultados: A média mais elevada em liderança pró-social foi para o item “o meu líder dá a informação suficiente, pertinente, representativa e relevante” (m=3,99, dp=1,06), e a média mais baixa foi no item “o meu líder se oferece de forma desinteressada quando um colega e/ou colaborador requer ajuda” (m=2,60, dp=1,38). O afeto positivo com média mais elevada foi “determinado” (m=4,06, dp=0,94) e a média mais baixa foi para “apaixonado” (m=3,44, dp=1,30). Ente os afetos negativos, “nervoso” recebeu a média mais alta (m=2,86, dp=1,29) e “humilhado”, a mais baixa (m=1,63, dp=1,05). As médias para intenção de rotatividade ficaram m=2,81 (dp=1,39) para quem pensa em sair da empresa onde trabalha, m=2,85 (dp=1,45) para quem planeja sair e m=2,75 (dp=1,50) para quem tem vontade de sair. Conclusão: Percebe-se que os profissionais investigados avaliam positivamente o comportamento pró-social dos líderes, especialmente relacionados à assertividade das informações, mas percebem que as atitudes de ajuda nem sempre ocorrem de forma desinteressada. Quanto aos afetos, sentem-se determinados. Chama atenção que também se sentem nervosos, portanto, para estudos futuros, sugere-se aprofundar a investigação para verificar se esse afeto contribui para a saúde e sustentabilidade organizacional no médio e longo prazos. Os investigados demonstram também média intenção de deixar a empresa. O estudo contribui para o avanço dos estudos sobre psicologia organizacional e do trabalho do grupo de Pesquisa Ciências da Vida em Pesquisa e com o Projeto de Pesquisa sobre Pessoas e Organizações do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina.