INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDONO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Matheus Antunes Pereira
  • André Carlos Einsweiller UNOESC

Resumo

Introdução: A percepção sobre justiça é constante na vida das pessoas, sendo um fenômeno psicossocial que permeia a vida social e organizacional dos indivíduos, nas empresas, os indivíduos tenderão a desenvolver uma percepção de justiça e injustiça sobre si, os outros e o ambiente que os cercam. Buscando a aplicação da justiça organizacional em outros tipos de organizações, os estudos sobre percepção de justiça em escolas e/ou universidades ganharam força, em especial, na relação do professor com a instituição da qual ele faz parte. Paralelamente, estudos que buscam a percepção de justiça do estudante, em relação ao professor e à instituição na qual pertence, têm complementado a aplicação do conceito de justiça organizacional em instituições de ensino. Objetivo: O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre desempenho e justiça acadêmica dos alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino do Oeste de Santa Catarina. Método: Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva, levantamento survey e quantitativa. A população da pesquisa foi de 160 alunos, sendo que a amostra foi de 26 alunos, sendo 16,25%. Para analisar a relação entre desempenho e justiça acadêmica foi utilizado o questionário Revised Classroom Justice Scale– RCJS, que aborda a percepção de justiça em três dimensões: distributiva, procedimental e interacional. O estudo se desenvolveu em dois blocos, contendo as informações em questionário devidamente estruturado, sendo: a) Bloco I - identificação do perfil do respondente e b) Bloco II – percepção de justiça acadêmica. O questionário foi aplicado aos acadêmicos em agosto de 2021. Após a coleta das informações, efetuou-se a análise descritiva das variáveis de percepção de justiça acadêmica. Todos os procedimentos de análise dos dados foram aplicados com o uso do software SPSS. Resultados: Os resultados demonstram, no geral, os alunos não têm seu desempenho acadêmico fortemente influenciado pela sua percepção de justiça, no entanto, a percepção de justiça no meio acadêmico está principalmente ligada a figura do professor, e são as práticas adotadas por ele para avaliação/recompensação, o relacionamento professor e aluno, e a maneira como ele organiza o cronograma das aulas, que influencia a percepção de justiça dos alunos. Conclusão: Entende-se que a pesquisa tem limitações pelo fato de estudar apenas alunos de uma instituição de ensino. Com isso, os resultados apresentados não devem ser generalizados como um perfil dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, por ter sido aplicada no período da pandemia decorrente do Coronavírus (Covid-19), a pesquisa também obteve um número de respondentes menor do que o desejado.

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Biografia do Autor

André Carlos Einsweiller, UNOESC

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Pereira, M. A., & Einsweiller, A. C. (2022). INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDONO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES DO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e30884. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/30884

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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