ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I - JOGOS E BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Cleiton dos Santos
  • Jackson Gerson da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O jogar e brincar no contexto pedagógico se faz indispensável durante o processo de formação dos alunos, pois tal temática também é possível fazer o resgate do lúdico proporcionando a criança um ambiente na qual ela sinta-se bem e a vontade para criar e se expressar-se de forma natural. Vivenciar e experimentar diferentes jogos e brincadeiras proporciona a criança a desenvolver habilidades de coordenação motora bem como estimula a capacidade psicomotora, pois durante esses jogos e brincadeiras as crianças se posicionam em situações problemas na qual serão exigidas competências que ela já desenvolveu, porém não são exigidas com frequência. Desta forma o presente estágio obrigatório, foi desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamenal em uma escola privada na cidade de Chapecó-SC. Objetivo: Identificar a importância do desenvolvimento de jogos e brincadeiras no contexto do Ensino Fundamental por meio da ludicidade. Método: Foram desenvolvidas dez aulas de observação, e logo após, foi realizado dez aulas de intervenção na qual foi possível pesquisar planejar e executar as atividades práticas enbasadas na temática jogos e brincadeiras. Resultados: Verificou-se que o brincar e jogar durante as aulas de Educação Física vai além de socializar, interagir ou se divertir com os pares, póis a temática é capaz de proporcionar a criança vivências de diferentes culturas, deixando as aulas mais atrativas buscando sempre a interação das crianças durante as atividades, dessa forma facilita o processo de ensino e aprendizagem, visando destacar a importância que o estágio obrigatório proporciona ao acadêmico durante o processo de formação, pois esse primeiro contato com as escolas nos mostra uma grande experiência tanto na prática quanto no desenvolvimento teórico das aulas. Conclusão: Verificou-se que, por meio dos jogos e brincadeiras é possivel aprender e se desenvolver com seus pares, pois é nessas atividades que as crianças se colocam em situações/problemas que exigem delas algumas competências e habilidades capazes de resolver. Também através da temática foi possivel vivenciar a ludicidade como um ponto positivo para a execução das atividades já que jogos e brincadeiras lúdicas tornan as aulas mais atrativas a ponto da criança focar nas atividade e ter um melhor desempenho e aproveitamento no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Estágio. Jogos. Brincadeiras.
E-mails: cleiton.santos@unoesc.edu.br; jackson.silva@unoesc.edu.br

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Publicado

30-09-2021

Como Citar

Santos, C. dos, & da Silva, J. G. (2021). ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO CURRICULAR I - JOGOS E BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e28699. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/28699

Edição

Seção

Chapecó - Ensino