PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
O ensino a distância (EAD) se popularizou com o desenvolvimento das tecnologias que permitiram maior interação entre professores e estudantes, bem como a exploração de diferentes recursos didáticos e pedagógicos. No entanto, ainda não se sabe com clareza como essa modalidade é percebida pelos concluintes de ensino médio. Este estudo objetivou identificar a percepção dos estudantes concluintes do ensino médio em relação ao EAD. Trata-se de um estudo de caráter quanti-qualitativa in loco, com coletas de dados de campo em quatro escolas de ensino médio. A amostra contou com uma escola da rede particular de ensino, e as demais da rede estadual. Entre as escolas uma delas é de jovens e adultos (EJA), e outras três de ensino regular. A coleta de dados foi realizada com questionário semiestruturado, nos meses de outubro e novembro de 2019. Os dados coletados foram planilhados no Excel e explorados com auxílio de gráficos, tabelas e contextualização bibliográfica. Os resultados mostraram diferenças no perfil entre as escolas, onde a média de idade é maior na de Jovens e Adultos, bem como o índice de reprovação. No entanto a maior demonstração de interesse em cursar graduação EAD também é nesse grupo. Observou-se que os concluintes do ensino médio apresentam práticas de estudo EAD, como leitura de E-books, uso de vídeo-aulas, e acesso à internet em casa. Entre os estudantes, as áreas de conhecimento que se destacaram foram: Saúde, Direito e Engenharias. Conclui-se que apesar de ser um meio de educação acessível, necessita de maior divulgação e aceitação pelos estudantes.