PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS COM RELAÇÃO À RECICLAGEM DE RESÍDUOS, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE XANXERÊ, SC.
Resumo
Com o aumento da população mundial ocorre também o crescimento da produção de resíduos, que na maior parte não são separados corretamente e acabam indo para aterros e lixões. O objetivo do trabalho é investigar a percepção dos estudantes do ensino fundamental com relação à separação e reciclagem correta dos resíduos. A pesquisa será desenvolvida no ano de 2018 na escola de ensino SESC no município de Xanxerê, Santa Catarina, com aproximadamente 60 alunos, do terceiro, quarto e quinto anos do ensino fundamental, com idades entre 8 a 12 anos. Inicialmente será realizada uma pesquisa documental dos projetos ambientais que a escola SESC desenvolve com os estudantes, sendo feita uma análise sobre o contexto histórico dos projetos e como estes se inserem no cotidiano escolar. Posteriormente será desenvolvido um trabalho de conscientização com os estudantes, sobre a importância de reduzir, reciclar e separar corretamente os resíduos gerados tanto na escola, quanto em casa. Será aplicado um questionário, com perguntas de múltipla escolha e descritivas, com temas relacionados a resíduos, reciclagem e meio ambiente, onde as crianças deverão descrever suas concepções. Após serão realizadas palestras sobre a importancia da separação e reciclagem correta dos resíduos e aplicado novamente o questionário para avaliação e observação dos resultados do processo de conscientização realizado com os alunos da escola.