INCIDÊNCIA DE CASOS DE SIFÍLIS EM MUNICÍPIO DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Daniela Andressa Brasil de Oliveira
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê

Resumo

Em todo o mundo, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são um problema de saúde pública e ocorrem principalmente através do contato sexual. São doenças que apresentam altas taxas de morbimortalidade em todo o mundo, sendo uma delas epidemia nos últimos anos: a sífilis. O quadro clínico da sifílis altera conforme o estágio em que a doença se encontra, podendo ser primário, secundário, latente e terciário.  A sifílis possui notificação compulsória no Brasil, sendo a congênita desde 1986, em gestantes desde 2005 e adquirida desde 2010. É uma doença infectocontagiosa crônica e de importância significativa em todo o mundo, pois é um dos problemas mais comuns de saúde pública, sendo que segundo dados do Ministério da Saúde (2016) entre 2014 e 2015 houve um aumento, sendo 19% congênita, 20,9% gestantes e 32,7% adquirida. A sifílis, além de favorecer o aparecimento de outras patologias, se não tratada pode afetar órgãos, sistemas e nos casos mais severos levar o indivíduo a óbito. Diante do exposto, este estudo pretende verificar os casos de sifílis nas UBS em um município do oeste de Santa Catarina entre 2012 a 2018. Além da avaliação nas UBS, foram contactados laboratórios privados no município, para verificar o número de casos registrados nos 2 últimos anos, com acesso somente aos casos positivos notificados. Dados preliminares dos laboratórios, registraram 61 casos positivos em 2017 e até junho de 2018, 34 casos novos. Esses dados demonstram a necessidade de estudos e campanhas efetivas para o controle dessa doença e orientação à toda população. 

Palavras-chave: Epidemia. Saúde. Notificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Andressa Brasil de Oliveira

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Unoesc Xanxerê.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Brasil de Oliveira, D. A., & Battiston, F. G. (2018). INCIDÊNCIA DE CASOS DE SIFÍLIS EM MUNICÍPIO DO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18362

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>