MATERIAIS EMPREGADOS EM MOLDES DE SOPRO

Autores

  • Sérgio Luis Marquezi UNOESC
  • Maria Eduarda Meneghini UNOESC

Resumo

Atualmente existe uma demanda muito grande de mercado por produtos plásticos. O processo de moldagem por sopro está dividido em várias técnicas de processamento que proporcionam a fabricação de garrafas, galões, frascos, latas de lixo e recipientes para líquidos diversos. Para realizar este processo utilizam-se moldes, os quais são divididos em duas partes responsáveis pela forma do produto final e trabalham em conjunto com uma máquina sopradora. Este trabalho consistiu em fazer um estudo teórico dos materiais mais adequados para a fabricação de moldes para sopro os quais deve ter boa resistência ao desgaste superficial e boa eficiência de resfriamento dos polímeros submetidos ao processo por sopro. Pode se afirmar que a qualidade da superfície do produto soprado depende principalmente do acabamento da superfície do molde. Os fatores que influenciam a qualidade do produto soprado são definidos durante o processo de setup da máquina. As temperaturas de aquecimento da pré-forma e resfriamento do molde, os tempos de sopro e a escolha da pré-forma são fundamentais para um bom produto. Ao realizar este Estudo teórico e que com a experiência dos fabricantes de moldes foi possível entender que para a maioria das resinas utilizadas, os moldes podem ser construídos por alguns materiais específicos dentre eles: Aços carbonos; Aços H13; Aços inoxidáveis; Aços P20; Ligas Cu/Be; Ligas de Zn; Ligas de Al. A escolha certa sempre irá depender principalmente da economia, vida útil e velocidade de fabricação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luis Marquezi, UNOESC

Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica, da ACET Joaçaba.

Maria Eduarda Meneghini, UNOESC

Graduanda do Curso de Engenharia Mecânica

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Marquezi, S. L., & Meneghini, M. E. (2018). MATERIAIS EMPREGADOS EM MOLDES DE SOPRO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18289

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)