VIOLÃO NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Resumo
O presente resumo demonstra o trabalho de estágio em ambiente não formal apresentado ao componente curricular da quinta fase do curso de licenciatura em música pela UNOESC, campus aproximado de Capinzal, vindo expor a experiência do Estágio Supervisionado em Música em ambiente não formal, realizado na Escola de Música Prof. Roberto, que se situa na cidade de Piratuba/SC. Através da ludicidade do quebra-cabeça das partes do violão e dominó de figuras musicais, pode-se imbuir os alunos de conhecimentos técnicos sobre o violão, além da prática instrumental. A prática do violão, é uma arte importante no desenvolvimento das habilidades motoras, já que ao tocar o violão é vital ter coordenação das mãos, percepção auditiva e cognitiva. O problema de pesquisa versa sobre: Como o ensino do violão em espaço não formal pode ser aplicado, a fim de garantir a aprendizagem musical/técnica do violão? Assim, surge o objetivo: Desenvolver noções de ritmo, aprimorando a capacidade de percepção musical. No decorrer do estágio em ambiente não formal, notou-se a realidade de uma escola de música particular, conseguindo relacionar a teoria adquirida até agora na graduação com a prática exercida pelo professor regente, assim dando maior noção à formação profissional. Além disso, a observação permitiu visualizar as perspectivas à elaboração do projeto de ação e, por conseguinte sua aplicação. Portanto, é fundamental ressaltar que a música desperta diversas habilidades emocionais e corporais, evidenciando a importância do seu reconhecimento como componente curricular das escolas de educação básica.
Palavras-chave: Ambiente não formal. Ensino musical. Violão.