JOGOS TEATRAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Eduarda da Silva Unoesc
  • Adriana Sernajoto
  • Dirlei Weber da Rosa

Resumo

Introdução: Os jogos teatrais desempenham um papel fundamental no ambiente escolar, oportunizando às
crianças a exploração da criatividade, expressão de suas emoções e trabalho em equipe, fortalecendo a empatia
e a cooperação. O presente resumo descreve uma atividade realizada com uma turma de Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia. Objetivo: A atividade objetivou estimular a
criatividade e desenvoltura corporal das crianças, tendo em vista que eles deveriam criar um corpo cênico em
posições pouco convencionais e que, ao mesmo tempo, tivesse relação com o conteúdo estudado. Método: A
atividade foi realizada com uma turma de 5º ano da Escola Municipal Viver e Conhecer, no município de Capinzal.
A estagiária imprimiu diversas imagens de figuras humanas em diferentes posições corporais e as espalhou sobre a
mesa para cada aluno escolher duas imagens. Posteriormente, em duplas, os alunos deveriam escrever e encenar
um diálogo relacionado ao conteúdo trabalhado durante o estágio, que foi Grandes Navegações. Para encenar
esse diálogo, eles deveriam imitar a posição corporal das imagens que receberam. Resultados: As crianças
demonstraram empolgação com a atividade, apesar do receio de alguns no momento em que o jogo foi
proposto. Ao decorrer do planejamento do diálogo e da cena que seria apresentada, os alunos,
espontaneamente, se preocuparam em montar um pequeno cenário com objetos simbólicos. Em geral, a turma
executou com excelência a atividade proposta. Alguns alunos, que já possuíam certa habilidade em expressão
verbal e corporal, se destacaram. Conclusão: A atividade proposta atingiu seus objetivos, proporcionando às
crianças a oportunidade de explorar a criatividade e aprimorar sua expressividade. A dinâmica também contribuiu
para a fixação do aprendizado de maneira lúdica e prática. O engajamento dos alunos evidencia o sucesso do
uso de jogos teatrais como ferramenta pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, reforçando a
importância de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

da Silva, M. E., Sernajoto, A., & Weber da Rosa, D. (2024). JOGOS TEATRAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36292. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36292

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>