INFECÇÃO PELO HIV: VULNERABILIDADE ENTRE UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Fernanda Lenkner Unoesc
  • Daniela Graczyk
  • Cleber Cavagnoli
  • Jessica Mayara Wolfart
  • Cleomara Andrighi
  • Samuel Spiegelberg Zuge

Resumo

Introdução: Mudanças vêm ocorrendo nos últimos anos em relação ao Vírus da
Imunodeficiência Humana (HIV), sendo capaz de ser identificado por meio da
feminização e juvenização da doença. A alteração é relacionada com adolescentes, ondeestas particularidades favorecem uma maior vulnerabilidade das mulheres, bem como, prejudicando suas condições socioeconômicas e laços sentimentais. Objetivo: reconhecer o discernimento das adolescentes universitárias em relação à vulnerabilidade à infecção através do vírus HIV. Método: O estudo trás um método qualitativo, exploratório-descritiva, realizado na Universidade da Fronteira Sul no Campus de Chapecó (UFFS/SC). Sendo os sujeitos alvo do estudo um total de oito universitárias com idade entre 18 e 24 anos. Resultados: Com relação à análise, prevalece a categoria analítica: percepção da vulnerabilidade sobre o HIV. No contexto pessoal, ressaltaram os pontos do entendimento e do hábito das universitárias, tais como a falta de compromisso e atitudes em relação à prevenção e a falta de conhecimento e de atividades educativas sobre as formas de transmissão e prevenção do HIV/AIDS. Já na vulnerabilidade social, as questões foram relacionadas às crenças religiosas, tendo acesso nos serviços de saúde e na escola. Conclusão: Este estudo apontou resultados para a necessidade de atividades efetivas para minimizar a condição de fragilidade dessas acadêmicas, como a realização de um cuidado integral e eficaz, para poderem promover espaços de troca de conhecimentos na universidade, diminuindo as situações de vulnerabilidade das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Lenkner, F., Graczyk, D., Cavagnoli, C., Wolfart, J. M., Andrighi, C., & Zuge, S. S. (2017). INFECÇÃO PELO HIV: VULNERABILIDADE ENTRE UNIVERSITÁRIAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14777

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)