DISCUTINDO O PRECONCEITO E A PREVENÇÃO À INFECÇÃO PELO HIV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A infecção pelo HIV tem tornado-se um problema de saúde pública cada vez mais recorrente. Diante disso, a necessidade em prevenir e promover a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens requer ações conjuntas e interdisciplinares entre as áreas da saúde e da educação. Assim, objetiva-se relatar as ações desenvolvidas por meio de um projeto de extensão, sobre a prevenção do HIV e promoção da saúde para adolescentes e jovens. Trabalho do tipo relato de experiência oriundo do Projeto de extensão intitulado: Discutindo o proconceito e a prevenção do HIV nas escolas e na Universidade o qual encontra-se vinculado a UNOESC, Campus São Miguel do Oeste. As ações realizadas buscam trabalhar, prioritariamente, a prevenção, a promoção da saúde e as relações vinculadas ao preconceito e ao estigma do HIV na sociedade. As ações e os temas a serem abordados são planejados, semanalmente, em reuniões coletivas entre os integrantes do projeto. Diante disso, busca-se compartilhar e promover espaços de interlocução coletiva e individuais para que os questionamentos, dúvidas, dificuldades e anseios a respeito da sua saúde sexual e reprodutiva possam ser compartilhados e que os tabus e o preconceito sejam minimizados a partir das informações. Assim, ao problematizar, por meio das oficinas e interações grupais, reflexões sobre as vulnerabilidades dos adolescentes e jovens, conjuntamente com uma educação em saúde, é que as perspectivas sobre o cuidado de si e dos outros possa ser um auxiliador na minimização do número de casos de HIV entre adolescentes e jovens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
CAVAGNOLI, C. (2017). DISCUTINDO O PRECONCEITO E A PREVENÇÃO À INFECÇÃO PELO HIV: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14747
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino