PREVALÊNCIA DE LESÕES COM POTENCIAL DE MALIGNIZAÇÃO EM MUCOSA BUCAL DIAGNOSTICADAS NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA E NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA (JOAÇABA/SC).

Autores

  • Franciele Andressa Käfer Universidade Do Oeste de Santa Catarina
  • Camila Pezzini
  • Acir José Dirschnabel

Resumo

O Carcinoma Espinocelular (CEC) corresponde a 95% dos casos de câncer de boca sendo o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas os fatores de risco mais significativos para o processo de carcinogênese. Algumas lesões podem anteceder o câncer bucal e desta forma são consideradas como lesões com potencial de malignização, as mais frequentes são: leucoplasia, queilite actínica, eritroplasia e líquen plano. O objetivo foi analisar a prevalência de carcinoma espinocelular e lesões com potencial de malignização diagnosticadas na clínica odontológica da Universidade do Oeste de Santa Catarina e no Hospital Universitário Santa Terezinha. Foram analisados 103 prontuários de pacientes que apresentaram lesões com potencial de malignidade e CEC, levando em consideração alguns fatores como idade, sexo, ocupação, estadiamento do tumor e a relação com os hábitos nocivos, durante o período de 2012 a 2016. A relação da prevalência entre sexos masculino e feminino foi de 3,7:1,0 , a média de idade de 61,9 anos. A localização anatômica mais acometida foi a língua (32,4%), soalho bucal (24,3%) e área retromolar (18,9%). A maioria dos pacientes eram fumantes (84,6%) e utilizavam bebida alcoólica com frequência (66,2%). Segundo o estadiamento do tumor, 62,3% foram diagnosticados em um estadiamento tardio (T3 e T4). Quanto ao tratamento dos pacientes, 100% institui-se a terapia cirúrgica, sendo que 58% fizeram também tratamento adjuvante (radioterapia e/ou quimioterapia). Os resultados reforçam a necessidade de desenvolver programas e ações preventivas ao câncer bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Käfer, F. A., Pezzini, C., & Dirschnabel, A. J. (2017). PREVALÊNCIA DE LESÕES COM POTENCIAL DE MALIGNIZAÇÃO EM MUCOSA BUCAL DIAGNOSTICADAS NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA E NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA (JOAÇABA/SC). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14717

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)