RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A APTIDÃO MORFOLÓGICA E MUSCULOESQUELÉTICA EM ADOLESCENTES DE 8º E 9º ANO DE DUAS ESCOLAS DE XANXERÊ

Autores

  • Jean Carlos Parmigiani De Marco
  • Danielle Ledur Antes

Resumo

Devido à inatividade física, a aptidão física dos adolescentes está cada vez mais sendo prejudicada, influenciando esses a tornarem-se adultos com alta probabilidade de apresentarem um estilo de vida sedentário. Para que isto seja evitando é importante que as atividades desenvolvidas nas aulas de educação fisica sejam atrativas e motivantes, o que depende de uma interação de fatores pessoais e ambientais. Para que o indivíduo esteja motivado à prática esportiva, deve-se levar em consideração a interação entre personalidade e fatores como facilidades, desafios e influências sociais. Devendo-se levar em consideração que no decorrer da vida, a importância dos fatores pessoais e situacionais podem mudar, dependendo das necessidades e oportunidades atuais. Diante deste cenário, o presente projeto objetiva analisar a relação entre a Aptidão Física relacionada à Saúde e a motivação para a participação nas aulas de educação física.  Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, quantitativa correlacional. A população a ser investigada será de aproximadamente 200 adolescentes, do 8º ao 9º ano, com idades entre 13 e 15 anos de ambos os sexos de duas escolas (uma particular e uma estadual) de Xanxerê-SC. Para atingir os objetivos propostos serão aplicados os testes de Aptidão Física relacionada à Saúde do Projeto Esporte Brasil (Proesp-Br) e para verificar a motivação será aplicado o questionário Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ). A partir dos resultados espera-se dar retorno aos professores para estes possam planejar suas aulas com maior eficiência.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

De Marco, J. C. P., & Antes, D. L. (2017). RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A APTIDÃO MORFOLÓGICA E MUSCULOESQUELÉTICA EM ADOLESCENTES DE 8º E 9º ANO DE DUAS ESCOLAS DE XANXERÊ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14467

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa