PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DO ESTEREÓTIPO DA PROFISSÃO CONTÁBIL
Resumo
O objetivo da pesquisa visa analisar a percepção dos discentes e docentes da Unoesc – Campus Chapecó acerca da profissão contábil, de acordo com o estudo de Splitter (2013). A amostra do estudo compreende 95 discentes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Sistemas da Informação, bem como 9 docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento elaborado Saemann e Crooker (1999), adaptado e ajustado por Splitter (2013) ao contexto brasileiro e, replicado neste trabalho para identificar a percepção dos grupos analisados. O questionário foi dividido em dois blocos, sendo o primeiro para identificação dos respondentes e o segundo composto por uma escala de diferencial semântico utilizando 33 pares de adjetivos representando visões opostas. Esses pares foram agrupados em quatro dimensões de análise: estrutura, precisão, isolamento e interesse para medir e categorizar a percepção dos discentes e docentes pesquisados. Os achados revelam as evidências em relação há existência de uma percepção estereotipada acerca do profissional contábil, uma vez que a maioria dos estudantes e professores analisados consideram a profissão relevante ou muito importante, eles não possuem clareza sobre as atribuições deste profissional, atribuindo-lhe características abstratas, superficiais e equivocadas. A imagem do profissional contemporâneo ainda está atrelada à imagem do contador tradicional, focado na manutenção de registros, que resolve questões burocráticas e operacionais.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Rebellato, C. A., Nascimento, S., & Rodniski, C. M. (2017). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DO ESTEREÓTIPO DA PROFISSÃO CONTÁBIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14384
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa