PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DO ESTEREÓTIPO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Autores

  • Celi Adriana Rebellato Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cleber Marcos Rodniski Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O objetivo da pesquisa visa analisar a percepção dos discentes e docentes da Unoesc – Campus Chapecó acerca da profissão contábil, de acordo com o estudo de Splitter (2013).  A amostra do estudo compreende 95 discentes dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física e Sistemas da Informação, bem como 9 docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento elaborado Saemann e Crooker (1999), adaptado e ajustado por Splitter (2013) ao contexto brasileiro e, replicado neste trabalho para identificar a percepção dos grupos analisados. O questionário foi dividido em dois blocos, sendo o primeiro para identificação dos respondentes e o segundo composto por uma escala de diferencial semântico utilizando 33 pares de adjetivos representando visões opostas. Esses pares foram agrupados em quatro dimensões de análise: estrutura, precisão, isolamento e interesse para medir e categorizar a percepção dos discentes e docentes pesquisados. Os achados revelam as evidências em relação há existência de uma percepção estereotipada acerca do profissional contábil, uma vez que a maioria dos estudantes e professores analisados consideram a profissão relevante ou muito importante, eles não possuem clareza sobre as atribuições deste profissional, atribuindo-lhe características abstratas, superficiais e equivocadas. A imagem do profissional contemporâneo ainda está atrelada à imagem do contador tradicional, focado na manutenção de registros, que resolve questões burocráticas e operacionais.

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Biografia do Autor

Celi Adriana Rebellato, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica de Ciências Contábeis da UNOESC Chapecó

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Cleber Marcos Rodniski, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências Contábeis e Professor do curso de Ciências Contábeis da UNOESC Chapecó

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Rebellato, C. A., Nascimento, S., & Rodniski, C. M. (2017). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DO ESTEREÓTIPO DA PROFISSÃO CONTÁBIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14384

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

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