DEPENDÊNCIA DE INTERNET: ESTUDO COM JOVENS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Lucas Franco Tumeleiro Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho https://orcid.org/0000-0002-9941-7011
  • Aline Bogoni Costa Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho
  • Geovana Debastiani Halmenschlager Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho
  • Márcia Garlet Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho
  • Jeovani Schmitt Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Resumo

O estudo aqui apresentado foi realizado em 2016 e objetivou identificar o grau de dependência de internet em jovens entre 15 a 19 anos, do último ano do Ensino Médio, nas escolas públicas estaduais, das cidades de São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho, Estado de Santa Catarina. O método adotado foi o quantitativo, com amostra não-probabilística. Participaram da pesquisa 504 estudantes, por meio de questionário contendo o instrumento Internet Addiction Test – IAT. Os dados foram analisados com o auxílio do software Statistical Package for Social Science for Windows, versão 17, tendo por base estatística descritiva, com distribuição de frequências, média e desvio padrão. As possíveis associações entre as variáveis pautaram-se no teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Os resultados indicaram que 8,9% dos participantes vivenciam interferências moderadas e severas devido ao uso excessivo da internet. O tempo de permanência diário na internet também é elevado entre os pesquisados, sendo que os principais motivos de utilização são a navegação em redes sociais, estudos e diversão. A dependência de internet tende a não ser percebida, negada, ou compreendida como normal por muitos dos jovens pesquisados. Concluiu-se que a dependência de internet requer maior atenção científica e social, por se constituir em um adoecimento que interfere na constituição da subjetividade e na dinâmica das relações sociais. Cientificamente, necessita ser compreendida de modo ampliado e contextualizado, o que aponta à relevância da continuidade das pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Franco Tumeleiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho

Acadêmico do Curso de Psicologia. Bolsista de Pesquisa do UNIEDU. Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus Aproximado de Pinhalzinho

Aline Bogoni Costa, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho

Doutora em Psicologia. Orientadora da pesquisa. Professora e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Campus Aproximado de Pinhalzinho.

Geovana Debastiani Halmenschlager, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho

Acadêmica do Curso de Psicologia. Pesquisadora com colaboração voluntária. Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus Aproximado de Pinhalzinho.

Márcia Garlet, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Pinhalzinho

Acadêmica do Curso de Psicologia. Pesquisadora com colaboração voluntária. Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus Aproximado de Pinhalzinho.

Jeovani Schmitt, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutorando em Engenharia Produção - PPGEP, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Pesquisador com colaboração voluntária.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Franco Tumeleiro, L., Bogoni Costa, A., Debastiani Halmenschlager, G., Garlet, M., & Schmitt, J. (2017). DEPENDÊNCIA DE INTERNET: ESTUDO COM JOVENS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14347

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa