FATORES PSICOSSOCIAIS DA DEPENDÊNCIA DE INTERNET: PESQUISA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UM MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Estéphany Rodrigues Zanonato Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Aline Bogoni Costa UNOESC

Resumo

O estudo aqui apresentado está em andamento desde o início de 2017, com o objetivo principal identificar os fatores psicossociais relacionados à dependência de internet de jovens com idade entre 15 a 19 anos, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, em escolas públicas da cidade de Pinhalzinho-SC. Optou-se pela adoção do método quanti-qualitativo, em duas etapas, sendo que, neste resumo, constam os resultados da etapa quantitativa apenas. Obteve-se uma amostra de 171 estudantes na qual foi mensurado o grau de dependência de internet, através do questionário Internet Addiction Test – IAT, com o auxílio do software Sphinx Plus², versão 4.5. A análise das variáveis do questionário baseou-se em estatística descritiva, com distribuição de frequências, média e desvio padrão. As possíveis associações entre as variáveis pautaram-se no teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Os resultados dessa fase indicaram que 9,4% dos estudantes possuem grau de dependência de internet moderado, portanto, podem enfrentar interferências no cotidiano devido ao uso da internet. Sendo que 19,9% permanecem conectados à internet acima de 8 horas por dia e aproveitam a multiplicidade de plataformas para aumentar o tempo de permanência. Os principais motivos de utilização da internet informados pelos participantes foram para navegação em redes sociais e acesso a materiais de estudo. Conclui-se, nesta etapa da pesquisa, que há a necessidade de problematização do tema e de desenvolvimento de estratégias preventivas e de tratamento desse adoecimento, característico da contemporaneidade.

Palavras-chave: Dependência de internet. Jovens. Ensino Médio. Psicologia.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Zanonato, E. R., & Bogoni Costa, A. (2018). FATORES PSICOSSOCIAIS DA DEPENDÊNCIA DE INTERNET: PESQUISA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, EM UM MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17958

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa