HÁBITOS SAUDÁVEIS POR MEIO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Vitória Ribas Lago Unoesc
  • Julio Cezar Alberguini Unoesc
  • Elisabeth Baretta UNOESC

Resumo

Entendendo a escola como meio que auxilia na formação de indivíduos e como uma das protagonistas no papel de influenciar comportamentos e atitudes, vê-se a importância de trabalhar conteúdos relacionados à adoção de um estilo de vida saudável nas aulas. Dessa forma, um dos papéis do professor, principalmente o de Educação Física, é o de informar os alunos sobre os benefícios de associar alimentação saudável e a prática regular de atividade física para a promoção de saúde. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atitudes que coloquem em prática hábitos saudáveis, por meio da exposição de situações para reflexão e posterior adesão. O Estágio Curricular Multidisciplinar I foi realizado em uma escola municipal de Campos Novos, SC, com alunos do ensino fundamental. Mediante o questionário referente à alimentação saudável aplicado aos alunos, foi possível observar que a maioria possui hábitos alimentares não saudáveis. No teste relacionado à prática de atividade física, somente um terço da turma pratica atividades físicas além das aulas de Educação Física. Deve haver a conscientização neste momento, enquanto crianças e adolescentes, para que na vida adulta possam usufruir do conhecimento que lhes foi passado, adotando um estilo de vida saudável. Entretanto, apenas a informação não garante a adesão à mudança de comportamento. É preciso oportunizar a prática, principalmente por meio das aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Lago, V. R., Alberguini, J. C., & Baretta, E. (2017). HÁBITOS SAUDÁVEIS POR MEIO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14026

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>