DANCE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A dança está presente na história da humanidade desde os seus primórdios, comprovado pelos registros de sua pratica em gravuras feitas no interior das cavernas que contam um pouco do cotidiano do povo daquela época. O presente trabalho teve por objetivo relatar o estágio multidisciplinar I da licenciatura em educação física que buscou desenvolver e aprender conceitos, atitudes, procedimentos da dança de rua e assim vivenciar e entender na pratica a modalidade. Participaram do estágio 45 alunos de uma escola estadual com as turmas 41 e 61 do ensino fundamental. Foram ministradas quatorze aulas de quarenta e cinco minutos cada, sendo que na primeira foram apresentados alguns vídeos de dança de rua e um breve relato sobre a origem da modalidade, nas demais aulas foram realizados a prática de movimentos ritmados, movimentos básicos e a montagem de uma coreografia. Ao final do trabalho os alunos da turma 41 realizaram uma apresentação no recreio da escola e colocaram em prática a vivencia obtida em sala. Percebe-se então, que a dança na escola quando trabalhada, desperta o interesse dos alunos, apesar do medo aparente de se expor perante aos seus colegas. A vontade de aprender e superar medos acaba vencendo, demonstrando assim, que o processo de ensino aprendizagem da dança faz com que os alunos adquiram uma maior autoconfiança e entendimento da modalidade. Conclui-se que é possível trabalhar as danças urbanas na escola desde que o professor de educação física tenha preparo para ministrar as aulas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Oliveira, R. B. de, & Laux, R. C. (2017). DANCE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13818
Edição
Seção
Chapecó - Ensino