INICIAÇÃO AO BADMINTON - UMA PROPOSTA ATRAVÉS DO PIBID

Autores

  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
  • Katiane Fraporti
  • Karen Zanetti Bizotto
  • Lovani Inês Klunck

Resumo

A prática do badminton no ensino fundamental é muito importante para o
desenvolvimento motor de nossas crianças. O objetivo desta atividade foi proporcionar
atividades que envolvessem os fundamentos básicas do badminton, desenvolvendo os
aspectos motores, cognitivo, afetivos e sociais de alunos de uma Escola Municipal de São
Miguel do Oeste/SC. Esta atividade foi realizada com 80 alunos, de 8 a 11 anos de idade,
do 4º e 5º anos matutino e vespertino, séries iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se
da abordagem desenvolvimentista e da abordagem construtivista. Com a falta de
materiais para todas as crianças, adaptou-se as raquetes de badminton, trocando as
mesmas por raquetes de tênis de mesa, aprimorando assim as noções espaciais e
coordenativas dos educandos. Após as aulas ministradas foi possível perceber o avanço
dos alunos em relação às técnicas desenvolvidas, habilidades e capacidades como força
dos membros superiores, coordenação motora, agilidade, velocidade de reação e noção
espacial. Concluímos que a prática dos fundamentos básicos das modalidades esportivas
é fundamental para o ensino fundamental, principalmente nas séries iniciais, pois é
através do movimento que nossos alunos desenvolveram as habilidades motoras
básicas, fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem. O badminton auxiliou
no desenvolvimento motor, além de contribuir de forma significativa em relação aos
aspectos cognitivos, afetivos e sociais, que a modalidade possibilita. Salienta-se que as
aulas com o conteúdo de badminton foram realizadas via PIBID. O programa possibilita
que o acadêmico vivencie a realidade escolar através de projetos de iniciação a docência,
pois, a partir dele é possível fazer a aproximação teórica do campo empírico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Ribeiro, A. J. P., Fraporti, K., Bizotto, K. Z., & Klunck, L. I. (2016). INICIAÇÃO AO BADMINTON - UMA PROPOSTA ATRAVÉS DO PIBID. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11585

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>