TEORES DE NITROGÊNIO NA PLANTA INTEIRA EM RESPOSTA DA APLICAÇÃO DE DOSES CRESCENTES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA APLICADAS NA CULTURA DO MILHO

Autores

  • Marcieli Maccari Unoesc
  • Ailson Moraes Rosa
  • Adriana da Silva
  • Juliana da Silva

Resumo

As plantas C4, como o milho são altamente responsivas a adubação nitrogenada. O trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação de doses crescente de N em relação ao teor de N da planta inteira da cultura do milho. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram aplicadas quatro doses crescentes de N em cobertura na forma de uréia (0, 100, 200 e 300 kg ha-¹) em dose única quando as plantas estavam em V6 a V7. Cada parcela apresentava área experimental de 33,6 m2. Para a determinação da produção de MS foram coletadas e pesadas as plantas de uma área útil de 1,2 m2 de cada parcela, quando a cultura se encontrava entre os estádios reprodutivos de grão pastoso a farináceo. Do material picado eram retirados aproximadamente 500g para serem secados em estufa de ventilação forçada a 55°C por 72 horas ou até peso constante, para estimar o teor de matéria seca. O teor de N em relação à MS foi determinado através do método micro kjeldahl. Os resultados das avaliações foram submetidos à análise de variância. Quando os resultados revelaram significância a 5% de probabilidade, foram ajustadas regressões polinomiais entre os níveis de N. O teor de N aumentou proporcionalmente a aplicação às doses de N aplicadas, sendo obtida uma relação linear entre as doses de N aplicadas e o teor de N na planta inteira represenada pela seguinte equação: Teor de N = 0,8701 + 0,0010X (R2 = 0,93). Mesmo utilizando 300 kg de N ha-1 foi possível observar incremento no teor de N na planta inteira na cultura do milho.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Maccari, M., Rosa, A. M., Silva, A. da, & Silva, J. da. (2016). TEORES DE NITROGÊNIO NA PLANTA INTEIRA EM RESPOSTA DA APLICAÇÃO DE DOSES CRESCENTES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA APLICADAS NA CULTURA DO MILHO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11314

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

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