AS RELAÇÕES AFETIVAS DESENCADEANDO O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
As mudanças ocorridas na sociedade e o grande volume de informações estão refletindo no ensino, exigindo que a escola não seja uma mera transmissora de conhecimentos, mas que seja um ambiente estimulante. É necessário que a escola possibilite à criança construir o conhecimento de maneira significativa, que proporcione um movimento de trocas de experiências, de aprendizagem e desenvolvimento e, especialmente, de afetividade. Com a finalidade de conhecer mais acerca da afetividade no , iniciou-se uma pesquisa ação, qualitativa, exploratória e descritiva. O objetivo da pesquisa foi: Analisar como as relações afetivas influenciam no processo de ensino-aprendizagem na educação básica. Os resultados foram positivos uma vez que, permitiu às pesquisadoras vivenciar situações práticas de sala de aula, proporcionando ainda reflexões acerca do compromisso da docência. Confirmou-se que o desenvolvimento integral da criança está atrelado às suas dimensões motoras, afetivas e cognitivas e que uma não está dissociada da outra, portanto precisam ser consideradas durante o processo de ensino aprendizagem. A afetividade que está em questão, não é somente o carinho, mas de observar o que está afetando a criança de forma positiva ou negativa, e quando o professor desenvolve este conhecimento, torna-se mais fácil construir um processo de ensino-aprendizagem mais qualitativo, que realmente possibilite à criança seu desenvolvimento nos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos. Assim, as relações afetivas são fundamentais para o processo formativo da criança.
Palavras-chave: Conhecimento. Experiências. Relações afetivas.
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