A PSICOMOTRICIDADE PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Desde o nascimento a criança utiliza-se de seu corpo para se comunicar com o entorno, é por meio do choro, do gorjeio, do balbucio, da fala, da percepção tátil e de todas as formas de comunicação corporal que ela inicia as suas descobertas sobre o mundo. Assim, a psicomotricidade atrela a mente, a afetividade e a motricidade, visando o pleno desenvolvimento do indivíduo. Com isso, buscou-se aperfeiçoar o conhecimento sobre "A Psicomotricidade como promotora do Desenvolvimento da Criança de Educação Básica". Por meio desta pesquisa de ação, qualitativa e exploratória realizada no componente de Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia da Unoesc de Capinzal, com o objetivo de: analisar como a psicomotricidade auxilia no desenvolvimento da criança. Para tanto, primeiramente realizou-se uma observação no campo de estágio, seguido de busca teórica sobre o tema e construção do projeto de pesquisa. Após isso, foram observadas uma turma multiseriada da Educação Infantil, Grupo 3, 4 e 5 e outra do 3º ano, ambas da rede municipal de ensino do município de Piratuba. A partir do tema e dos conteúdos propostos, foi elaborado e aplicado o projeto de intervenção, visando vivenciar diariamente os aspectos psicomotores na sala de aula. Assim, observou-se ao longo das atividades, a importância de resgatar o trabalho psicomotor dentro do ambiente escolar, auxiliando na formação cognitiva, afetiva e motora, fundamentais para uma aprendizagem efetiva para o processo de expressão corporal, de aquisição da linguagem, da escrita e expressão gráfica.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Aprendizagem. Desenvolvimento.
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