IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Deonilde Balduíno Universidade do Oeste de Santa Catariana - Campus de Xanxerê
  • Aline Balbinot Universidade do Oeste de Santa Catariana - Campus de Xanxerê

Resumo

É inegável a importância da formação docente para que haja uma melhoria efetiva na qualidade de todos os níveis da educação. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, é uma das poucas estratégias oportunizadas pelo governo federal que, além de incentivar a formação acadêmica na área das licenciaturas, contribui significativamente na qualificação profissional docente. Diante disso, temos como objetivo Identificar as implicações do PIBID do curso de Educação Física da UNOESC Xanxerê - SC, no processo de formação e profissionalização docente, bem como as suas contribuições relacionadas ao contexto escolar. A presente pesquisa terá caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa. A amostra será composta por 16 acadêmicos bolsistas do PIBID/Educação Fisíca, além dos 2 supervisores e 2 gestores, sendo um de cada escola onde os projetos são desenvolvidos. Como instrumento para coleta de dados, será utilizado o QUESTIONÁRIO I (bolsistas) adaptado de Weber et al. (2013) e Franco et al. (2012), o QUESTIONÁRIO II (supervisores) e o QUESTIONÁRIO III (gestores). Após analisar os dados, pretende-se identificar as implicações entre o programa e o processo de formação e profissionalização dos bolsistas, além das principais contribuições proporcionadas dentro do contexto escolar, do ponto de vista dos supervisores do programa e gestores das escolas, defendendo o fato de que novas políticas educacionais relacionadas à prática docente , como o PIBID, continuem sendo aplicadas com o intuito de melhorar o processo de formação para a docência na escola. Palavras-chave: Educação Física. Formação. PIBID. Exercício Profissional

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Balduíno, D., & Balbinot, A. (2016). IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11295

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

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