AS IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Para que haja uma melhoria efetiva na qualidade da educação, é inegável a importância da formação docente. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as implicações do PIBID no curso de Educação Física - Licenciatura da UNOESC Xanxerê-SC, no processo de formação e profissionalização docente, além das contribuições relacionadas ao contexto escolar, tomando como referência as impressões destacadas pelos bolsistas, supervisores e gestores das unidades de ensino onde o Subprojeto se desenvolve. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se questionários destinado aos acadêmicos bolsistas, supervisores e gestores, respectivamente. Para organização dos dados foram utilizados os pressupostos de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Após análise dos dados, identificou-se as implicações entre o programa e o processo de formação e profissionalização docente e as principais contribuições proporcionadas pela presença dos bolsistas no contexto escolar, do ponto de vista dos supervisores e gestores, defendendo o fato de que novas políticas educacionais relacionadas à prática docente sejam aplicadas, com o intuito de melhorar o processo de formação, na busca por soluções às problemáticas diárias das escolas públicas. Dentro desta perspectiva, pode-se concluir que, o PIBID incentivou os bolsistas acadêmicos de Educação Física a seguir carreira na profissão docente, proporcionando aos futuros professores uma melhor formação inicial, com novas vivências e diferentes experiências, contribuindo positivamente na construção da identidade profissional.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Balbinot, A., Balduino, D., Bim, M. A., & Pedrozo, S. C. (2017). AS IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/15011
Edição
Seção
Xanxerê - Extensão