O PIBID E A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO ACADÊMICO

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Marly Baretta Unoesc
  • Rosana Carolina Lorenço da Rosa Unoesc

Resumo

O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) numa parceria entre a universidade e a escola de educação básica, prioriza o processo de formação inicial de professores, bem como a valorização do magistério e, sobretudo tem como objetivo possibilitar aos acadêmicos a experiência profissional no exercício da docência. Com a inserção do acadêmico no âmbito escolar, torna-se possível observar como ocorre o processo educacional de forma abrangente, agregando assim conhecimentos no seu processo de formação inicial. Sabe-se que 85 acadêmicos de diferentes fases da graduação do curso de Educação Física da Unoesc dos campi de Joaçaba, Xanxerê, Videira, Chapecó e São Miguel do Oeste estão inseridos no Pibid. Pretende-se com este estudo coletar dados, utilizando-se um questionário composto por questões de múltipla escolha e questões descritivas acerca da influência do Pibid na formação do acadêmico. O questionário será enviado via Google Docs para ser respondido de forma virtual. A análise dos dados será realizada por meio da estatística descritiva. Espera-se com este levantamento de dados, verificar se existem ou não contribuições do Pibid para a formação do acadêmico antes mesmo deste finalizar a sua graduação. Acredita-se que o Pibid possibilite o incremento do processo formativo, bem como proporcione experiências para a futura docência, consolidando a aprendizagem teóricacientífica com a técnico-prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Baretta, E., Baretta, M., & Rosa, R. C. L. da. (2016). O PIBID E A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DO ACADÊMICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11291

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <