POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC\ CAPINZAL E CAMPOS NOVOS, NA VISÃO DOS DOCENTES.

Autores

  • Maria de Lourdes Pinto Almeida PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina Pesquisadora Associada do GIEPES UNICAMP Pesquisadora colaboradora da URI - RS
  • João Tomaz dos Santos Neto PSICOLOGIA UNOESC SC

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa PIBIC – CNPq realizada na UNOESC-SC  e está vinculada a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, cuja sede está no campus do Joaçaba, em uma parceria direta com o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da UNICAMP. Este é um artigo com os resultados parciais da pesquisa macro com os dados do curso de Pedagogia de dois campus: o de Campos Novos e o de Capinzal, cidades do Oeste de Santa Catarina. O objetivo desta produção é apresentar os resultados parciais dos impactos das politicas curriculares na formação do pedagogo na visão dos docentes dos cursos desses dois campi da UNOESC. O instrumento de coleta de dados foi o encuesta fácil, programa que encaminha o questionário aos destinarios e que está sendo muito utilizado no PPGEd da UNOESC e no GIEPES UNICAMP. A metodologia utilizada foi de analise do discurso via Lawrence Bardin. Foram convidados 61 docentes deo campus de Capinzal e Campos Novos para que respondessem ao questionário, destes 44 docentes visualizaram a pesquisa e 26 responderam, ou seja, 72,13% visualizaram e 42,62% responderam. Pudemos constatar que a maioria dos que responderam tem consciência de que a grade curricular do curso de Pedagogia da UNOESC forma o pedagogo para o mercado de trabalho e não para o mundo do trabalho. Uma minoria gostaria de mudanças na grade trazendo como ponto de reflexão a autonomia intelectual do futuro professor e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação. fácil, programa que encaminha o questionário aos destinarios e que está sendo muito utilizado no PPGEd da UNOESC e no GIEPES UNICAMP. A metodologia utilizada foi de analise do discurso via Lawrence Bardin. Foram convidados 61 docentes deo campus de Capinzal e Campos Novos para que respondessem ao questionário, destes 44 docentes visualizaram a pesquisa e 26 responderam, ou seja, 72,13% visualizaram e 42,62% responderam. Pudemos constatar que a maioria dos que responderam tem consciência de que a grade curricular do curso de Pedagogia da UNOESC forma o pedagogo para o mercado de trabalho e não para o mundo do trabalho. Uma minoria gostaria de mudanças na grade trazendo como ponto de reflexão a autonomia intelectual do futuro professor e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pinto Almeida, PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina Pesquisadora Associada do GIEPES UNICAMP Pesquisadora colaboradora da URI - RS

Graduada em Pedagogia e em História. Mestre e Doutora em Educação pela FE da UNICAMP. Pós doc em Politicas Educacionais pela USP. Pós doc em Ciencia, Tecnologia e Sociedade pela UNICAMP. Docente Pesquisadora do PPGEd UNOESC - SC. Pesquisadora Associada do GIEPES UNICAMP. Pesquissadora Colaboradora do PPGEd da URI - RS. Editora chefe da Revista Internacional de Educação Supeiror da FE da UNICAMP. Coordenadora do GEPPES SUL UNOESC UNICAMP. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior RIEPPES UNOESC UNICAMP. Vice coordenadora do GIEPES SUL da UNICAMP.

João Tomaz dos Santos Neto, PSICOLOGIA UNOESC SC

Graduando em Psicologia na UNOESC. Estudante vinculado ao GEPPES SUL UNOESC UNICAMP e na RIEPPES UNOESC.UNICAMP . Bolsista PIBIC CNPQ

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Pinto Almeida, M. de L., & Santos Neto, J. T. dos. (2016). POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC\ CAPINZAL E CAMPOS NOVOS, NA VISÃO DOS DOCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11244

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

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