POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC\ CAPINZAL E CAMPOS NOVOS, NA VISÃO DOS DOCENTES.
Resumo
Este texto é fruto de uma pesquisa PIBIC – CNPq realizada na UNOESC-SC e está vinculada a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, cuja sede está no campus do Joaçaba, em uma parceria direta com o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da UNICAMP. Este é um artigo com os resultados parciais da pesquisa macro com os dados do curso de Pedagogia de dois campus: o de Campos Novos e o de Capinzal, cidades do Oeste de Santa Catarina. O objetivo desta produção é apresentar os resultados parciais dos impactos das politicas curriculares na formação do pedagogo na visão dos docentes dos cursos desses dois campi da UNOESC. O instrumento de coleta de dados foi o encuesta fácil, programa que encaminha o questionário aos destinarios e que está sendo muito utilizado no PPGEd da UNOESC e no GIEPES UNICAMP. A metodologia utilizada foi de analise do discurso via Lawrence Bardin. Foram convidados 61 docentes deo campus de Capinzal e Campos Novos para que respondessem ao questionário, destes 44 docentes visualizaram a pesquisa e 26 responderam, ou seja, 72,13% visualizaram e 42,62% responderam. Pudemos constatar que a maioria dos que responderam tem consciência de que a grade curricular do curso de Pedagogia da UNOESC forma o pedagogo para o mercado de trabalho e não para o mundo do trabalho. Uma minoria gostaria de mudanças na grade trazendo como ponto de reflexão a autonomia intelectual do futuro professor e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação. fácil, programa que encaminha o questionário aos destinarios e que está sendo muito utilizado no PPGEd da UNOESC e no GIEPES UNICAMP. A metodologia utilizada foi de analise do discurso via Lawrence Bardin. Foram convidados 61 docentes deo campus de Capinzal e Campos Novos para que respondessem ao questionário, destes 44 docentes visualizaram a pesquisa e 26 responderam, ou seja, 72,13% visualizaram e 42,62% responderam. Pudemos constatar que a maioria dos que responderam tem consciência de que a grade curricular do curso de Pedagogia da UNOESC forma o pedagogo para o mercado de trabalho e não para o mundo do trabalho. Uma minoria gostaria de mudanças na grade trazendo como ponto de reflexão a autonomia intelectual do futuro professor e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Pinto Almeida, M. de L., & Santos Neto, J. T. dos. (2016). POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES : IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC\ CAPINZAL E CAMPOS NOVOS, NA VISÃO DOS DOCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11244
Edição
Seção
PIBIC - CNPq