IMPLANTAÇÃO DE UMA BANCADA DE ACIONAMENTO E CONTROLE DE MÁQUINAS ELÉTRICAS PARA O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNOESC - JOAÇABA

Autores

  • Samuel Bahu Rovea Engenharia Elétrica - UNOESC - Joaçaba
  • Marconi Januário Engenharia Elétrica - UNOESC - Joaçaba
  • Kleyton Hoffmann Engenharia Elétrica - UNOESC - Joaçaba

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado "Implementação de um Controlador Didático e de um Controlador de Sincronismo para um Gerador Síncrono" (Chamada Pública 31/SED/2014 / Edital 56/Unoesc-R/2014). Nesta parte do trabalho é realizada a construção física de uma bancada didática para possibilitar o controle de velocidade de uma máquina de corrente contínua e para o controle de tensão de um gerador síncrono. A estrutura mecânica da bancada teve como principal objetivo suportar a máquina de corrente contínua e o gerador síncrono, bem como componentes elétricos no interior da bancada. Foi realizado um projeto elétrico para a referida bancada, o qual tem como premissa alimentação das máquinas elétricas, monitoramento de grandezas elétricas e seus devidos acionamentos. Através dos acionamentos realizados na bancada consegue-se entregar potência elétrica para cargas e ainda sincronizar o gerador com a rede elétrica. A bancada foi construída no laboratório de máquinas elétricas do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Joaçaba. Palavras-chave: Projeto Mecânico e Elétrico. Máquinas Elétricas. Instalações Elétricas Industriais. Bancada Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Bahu Rovea, S., Januário, M., & Hoffmann, K. (2016). IMPLANTAÇÃO DE UMA BANCADA DE ACIONAMENTO E CONTROLE DE MÁQUINAS ELÉTRICAS PARA O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UNOESC - JOAÇABA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11008

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <