INFLUÊNCIA DA IMAGEM E PERCEPÇÃO DE VALOR NA INTENÇÃO DE COMPRA DE CARNE DE FRANGO: UM ESTUDO QUANTITATIVO
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v14i3.6865Abstract
O Brasil ocupa, atualmente, posição destacada no cenário mundial como produtor e exportador de carne de frango, gerando empregos e a permanência do homem no campo. Pesquisas demonstram que o consumo da carne de frango, em escala mundial, cresce a taxas maiores que o de outras carnes. Porém, apesar desse cenário, a percepção dos consumidores sobre a carne de frango ainda carece de atenção por parte dos pesquisadores. Qualitativamente, Reche, De Toni e Milan (2010) apontaram os atributos presentes na imagem central dessa carne, bem como as percepções de valor, demonstrando que os consumidores percebem a carne de frango como um produto saudável, de preço acessível, versátil e leve. Visando demonstrar de modo quantitativo quais dimensões da imagem da carne de frango mais contribuem para a intenção de compra, um instrumento composto por 71 questões relativas à imagem do produto, percepções de valor e intenções de compra e distribuídas em blocos foi aplicado a 213 respondentes, evidenciando que as dimensões racionais, funcionais, sensoriais e físico-materiais da imagem são as mais significativas para a intenção de compra do consumidor. Os atributos e dimensões elencados remetem a ações de marketing em variáveis pontuais, relevantes para a intenção de compra do produto.
Palavras-chave: Imagem da carne de Frango. Percepção de valor. Intenção de compra.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
RACE – Business, Accounting and Economy Journal from Publisher Unoesc is licenced with a Licence Creative Commons – Noncommercial Attribution 4.0 International.