A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
Abstract
Segundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagemvisual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-04-10
How to Cite
Picolli, C. de A., Spers, E. E., & de Moraes, S. G. (2014). A RECONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE ENSINO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTILOS E HABILIDADES DE APRENDIZAGEM. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 12(3), 227–264. Retrieved from https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/3511
Issue
Section
Artigos
License
RACE – Business, Accounting and Economy Journal from Publisher Unoesc is licenced with a Licence Creative Commons – Noncommercial Attribution 4.0 International.